Home

A Igreja no Mundo | Campanha para a Evangelização

Campanha para a Evangelização

A Campanha para a Evangelização ocorre anualmente entre a Solenidade de Cristo Rei e o 3º Domingo do Advento, e em 2025 reflete o tema “Hoje, é preciso que eu fique na tua casa” (Lc 19,5). A inspiração bíblica recorda o encontro de Jesus com Zaqueu e convida cada fiel a abrir o coração e o lar para a presença do Senhor, especialmente no caminho espiritual do Advento.

 

Criada em 1998 pela CNBB, a Campanha realiza a Coleta Nacional para a Evangelização, marcada neste ano para os dias 13 e 14 de dezembro. Os recursos arrecadados são destinados à ação evangelizadora em três níveis: 45% para a própria diocese, 20% para o regional da CNBB e 35% para as iniciativas nacionais.

 

Um convite à acolhida e à missão

O primeiro vice presidente da CNBB, Dom João Justino, destacou que o Advento é um tempo especial para renovar a fé e preparar o coração para o Natal:

 

“O Tempo do Advento é o tempo que nos prepara para celebrar a festa do Natal do Senhor. Filho de Deus que nasce em Belém, continua nascendo no coração de tantas pessoas por meio da ação evangelizadora da Igreja. E é no Tempo do Advento que a Igreja no Brasil faz a Campanha da Evangelização.

 

O tema deste ano é: ‘Hoje, é preciso que eu fique na tua casa’. Faremos a coleta no terceiro domingo do Advento, nos dias 13 e 14 de dezembro. Participe generosamente em sua comunidade e colabore para a ação evangelizadora da sua diocese, dos regionais e de toda a Igreja no Brasil. Nossa tarefa é fazer com que Deus chegue a todas as casas. Contamos com sua generosidade”.

 

No site da CNBB (clique aqui), já estão disponíveis os materiais para dioceses, paróquias e comunidades para auxiliar a vivência espiritual e pastoral da Campanha, a CNBB disponibilizou uma série de conteúdos que podem ser utilizados em celebrações, formações, redes sociais e ações missionárias, como na montagem da Coroa do Advento e do Presépio, celebração do Natal em família.

 

Um caminho de fé entre casa, comunidade e missão

Com o tema centrado na acolhida de Jesus no cotidiano, a Campanha estabelece uma ponte entre a Campanha da Fraternidade 2025 (Ecologia Integral) e a CF 2026, dedicada à Fraternidade e Moradia. Assim, a CE 2025 convida à abertura da casa interior e exterior – do coração e das famílias – para que o Evangelho inspire gestos concretos de solidariedade, conversão e proximidade.

 

 

Abaixo é possível fazer o downoado do texto-base em PDF.

 

 

Texto e material gráfico: CNBB


_Reflexao_de_base_CE2025_.pdf - Clique aqui e faça o download

GALERIA DE FOTOS