
No dia 13 de dezembro, às 9h, a Diocese de Mogi das Cruzes celebra a ordenação diaconal dos seminaristas Daniel Francisco da Silva Chagas, Lailson Rodrigues Costa e Paulo Júnior Silva de Aquino pela imposição das mãos e prece consecratória do bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, na Catedral Sant’Ana, em Mogi das Cruzes.
Diaconato
De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, o diaconato é o primeiro grau do sacramento da ordem, os candidatos desse grau se dedicam ao serviço da Igreja, auxiliam os padres nas Santas Missas, tem por função dentro da mesma a proclamação do Evangelho e o preparo do altar.
Na Igreja Católica, há dois tipos de diaconato: transitório, em que os ordenados após alguns meses nesse ministério passam para o segundo grau da ordem, o sacerdócio; e o permanente, que é destinado aos homens casados. No entanto, as funções são as mesmas para as duas formas de diaconato.
Pequenas biografias dos seminaristas:
Daniel Francisco da Silva Chagas
Natural de São Miguel Paulista, em São Paulo (SP), nasceu em 30 de janeiro de 1997, filho de Jussineide da Silva Chagas e Carlito Pereira Chagas. Ingressou no Seminário Propedêutico Nossa Senhora do Socorro em 2018, enviado pela Paróquia São Judas Tadeu, em Suzano (SP). Realizou estágio pastoral nas paróquias Santa Isabel de Portugal, em Itaquaquecetuba (SP); Santa Cruz – Capela do Ribeirão, em Mogi das Cruzes (SP); Santa Cruz e Santa Margarida D'Youville, em Ferraz de Vasconcelos (SP); Paróquia Nossa Senhora D'Ajuda – Santuário Diocesano, em Itaquaquecetuba; Nossa Senhora Mãe do Redentor, em Suzano, e Nossa Senhora Aparecida, em Poá (SP).
Escolheu como lema diaconal: "A esperança não decepciona" Rm 5,5
Lailson Rodrigues Costa
Natural de São Luís (MA), nasceu em 12 de julho de 1993, filho de Maria do Livramento dos Santos Rodrigues e Lourenço Ribeiro Costa. Ingressou no Seminário Propedêutico Nossa Senhora do Socorro em 2014, enviado pela Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda – Santuário Diocesano, em Itaquaquecetuba (SP). Realizou estágio pastoral nas paróquias Nossa Senhora da Escada, em Guararema (SP); Nossa Senhora de Fátima; Sagrada Família; Nossa Senhora do Rosário; e Nossa Senhora das Graças, todas em Mogi das Cruzes (SP).
Escolheu como lema Diaconal: “O amor de Cristo nos impele” 2Cor 5,14
Paulo Júnior Silva de Aquino
Natural de Suzano (SP), nasceu em 04 de agosto de 1999, filho Josefa da Conceição Silva de Aquino e de Paulo Alencar de Aquino. Ingressou no Seminário Propedêutico Nossa Senhora do Socorro em 2018, enviado pela Paróquia São Bartolomeu, em Itaquaquecetuba (SP). Realizou estágio pastoral nas paróquias São Benedito, em Guararema (SP); Nossa Senhora de Fátima, em Poá (SP) e São Bartolomeu, em Itaquaquecetuba (SP); e também no Serviço de Animação Vocacional e Pastoral Vocacional (SAV/PV) da Diocese.
Escolheu como lema diaconal: “Amou-os até o fim!” Jo 13,1
Catedral Diocesana Sant'Ana
Praça Coronel Benedito de Almeida, s/nº - Centro - Mogi das Cruzes/SP
Tel: (11) 2312-6007
GALERIA DE FOTOS