A Igreja no Mundo | Nova presidência do CELAM

Entre os dias 13 e 18 de maio, o Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM) realizou sua 37ª Assembleia Geral Ordinária. Na ocasião, foi eleita a nova Presidência do órgão colegiado. O arcebispo de São Paulo (SP), cardeal Odilo Pedro Scherer, foi escolhido primeiro vice-presidente do Celam para o período de 2019 a 2023.

A 37ª Assembleia Geral Ordinária do Celam esteve reunida entre 13 e 18 de maio, em Tegucigalpa – Honduras, com o objetivo de “discernir os sinais dos tempos que marcam a realidade da América Latina e do Caribe, para projetar o novo quadriênio compreendido entre 2019 – 2023 à luz da natureza sinodal da Igreja”.

As assembleias do Celam ocorrem a cada dois anos e as eleições a cada quatro. Neste ano, um comitê técnico-jurídico foi responsável por verificar o quórum e explicar o processo eleitoral aos membros do colegiado.

De acordo com o Celam, a presidência do Conselho tem como missão projetar o novo quadriênio, implementar as diretrizes determinadas pela assembleia para o novo Plano Global, continuar o processo de construção da nova sede do Celam e impulsionar o trabalho pastoral denominado “Proposta Celam 2033”.

NOVA PRESIDÊNCIA DO CELAM

Presidente: Dom Miguel Cabrejos, arcebispo de Trujillo – Perú

Primeiro vice-presidente: cardeal Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo – Brasil

Segundo vice-presidente: cardeal Leopoldo José Brenes, arcebispo de Managua – Nicarágua