Entre os dias 11 a 13 de junho, acontece a 82ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende as dioceses do Estado de São Paulo, em Itaici, Indaiatuba (SP).
Neste ano, a Assembleia anual será eletiva e terá como tema central «As Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para 2019-2023, aprovadas pela Assembleia Geral da CNBB, e suas implicações para o Regional».
O encontro acontecerá no Centro de Espiritualidade Inaciana (CEI) e contará com a participação dos bispos e convidados das 6 arquidioceses, 35 dioceses e das 6 Regiões Episcopais da Arquidiocese de São Paulo. São esperados 143 participantes, entre bispos, padres coordenadores diocesanos de pastoral, padres secretários das Sub-Regiões Pastorais e representantes dos Organismos vinculados ao Regional Sul 1.
Para esta Assembleia, também está prevista a seguinte pauta: Revisão do Regulamento do Regional; Relatório das Comissões Episcopais de Pastoral; Relatório da Presidência; Eleição da Presidência do Regional para o próximo quadriênio (2019-2023); Eleição dos Delegados para o Conselho Permanente da CNBB e suplente; os Presidentes das sub-regiões pastorais e das Comissões Episcopais; Conselho Econômico; Conselho Fiscal e suplentes.
A Assembleia começa nesta terça-feira, dia 11, às 15h, com a celebração de abertura presidida por Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo de Mogi das Cruzes e Presidente do Regional.
A eleição da nova presidência da entidade está marcada para o dia 12 de junho. Atualmente, o presidente da entidade é o nosso bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, que ocupa o cargo desde o começo de junho do ano passado, após transferência do então presidente, dom Airton José dos Santos, para a Arquidiocese de Mariana (MG).