A Igreja no Mundo | Semana Nacional da Vida

Semana Nacional da Vida

De 01 a 07 de outubro, celebramos a Semana Nacional da Vida, com o tema "Em família, defendemos a vida". O bispo referencial para a Comissão em Defesa da Vida do Regional Sul 1 da CNBB, Dom Eduardo Malaspina apresenta como proposta de reflexão para a Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro, no dia 08 de outubro, ações que todas as dioceses podem adotar, como parte da programação da Semana da Nacional da Vida.

Confira a mensagem na íntegra:

Estamos próximos da Semana Nacional da Vida 2019, e quero enfatizar este momento através da carta explicativa e motivadora recebida de Dom Ricardo Hoepers. “A Vida é um Dom inalienável para a qual todo serviço é necessário em vista da sua valorização. Se a Vida é Dom de Deus, e assim o cremos, urge que sejamos criativos, perspicazes e ousados no nosso trabalho de conscientização dos fiéis, do povo e das autoridades. Este é um trabalho que não cessa! De 01 a 07 de outubro, a Igreja celebra a Semana da Vida, intensificando seu posicionamento em defesa da mesma, através de ações que façam despertar as consciências, muitas vezes amortecidas pela cultura do descartável. Encerra esta celebração, o dia do Nascituro, em 08 de outubro, para lembrar que desde a concepção, já há pessoa em formação, esta tem direito a vida, e um direito que se estende até seu fim último…”

Assim sendo, apresentamos propostas mais plausíveis de ação, que podem ser incrementadas pelas iniciativas e criatividades dos presbíteros, diáconos, religiosos, consagrados, seminaristas e também pelos leigos e leigas de nossas Comunidades Paroquias, em especial os membros da Pastoral Familiar ou movimentos afins.

Sugestões:

Dia 01º de Outubro – 12h, 15h e 18h – tocar os sinos e recitar a Oração do Nascituro.

Dia 06 de Outubro – Nas missas – dar uma benção especial para as gestantes.

Dia 08 de Outubro – Marcar um Encontro em frente a uma Igreja Central da cidade – providenciar velas para todos, refletir sobre o Dia do Nascituro – acender as velas e rezar entre outras orações, também a oração do nascituro.

Como pede o Papa Francisco, “nossa defesa dos inocentes ainda não nascidos, precisa ser clara, firme e apaixonada, porque o que está em jogo é a dignidade da vida humana, que sempre é sagrada e demanda o amor de cada pessoa, sem importar seu estágio de desenvolvimento”.

Confiamos a Maria, Mãe de Jesus, nossa Semana pedindo sua intercessão junto a Deus para as nossas famílias, especialmente para as mães e os nascituros.

Na edificação do Corpo de Cristo, concluo com minha saudação fraterna e bênçãos no Senhor.

Dom Eduardo Malaspina

Bispo Referencial Sul 1 da CNBB para Defesa da Vida