A Igreja no Mundo | Nota do Regional Sul 1 da CNBB

Nota do Regional Sul 1 da CNBB

O Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), emitiu nota sobre a situação das comunidades indígenas do Estado de São Paulo, como os Grupos Guarani e Tupi, no Vale do Ribeira e, em especial, o Grupo indígena do Jaraguá, composto pelos Guaranis.

NOTA SOBRE A CONDIÇÃO DOS GRUPOS INDÍGENAS DA CIDADE E DO ESTADO DE SÃO PAULO

“Tive fome e me destes de comer … Estive doente e me visitastes … Em verdade eu vos digo: cada vez que o fizestes a um desses meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes”. (Mt 25, 35.36.40).

O Regional Sul 1 da Conferência Episcopal dos Bispos do Brasil, que corresponde ao Estado de São Paulo, vem a público, por meio desta nota, alertar a Sua Excia. o Governador do Estado de São Paulo, João Dória, e a Sua Excia. o Prefeito da Cidade de São Paulo, Bruno Covas, sobre a situação das comunidades indígenas do Estado de São Paulo, como os Grupos Guarani e Tupi, no Vale do Ribeira e, em especial, o Grupo indígena do Jaraguá, composto pelos Guaranis.

O avanço descontrolado da pandemia do coronavírus (COVID-19) faz constatar que, no Grupo indígena do Jaraguá, até o início de maio, havia seis casos suspeitos, aguardando testes, e dois casos confirmados.

Devido a essa situação, solicitamos das autoridades públicas citadas atenção especial, rápida e emergencial em benefício dos grupos indígenas, proporcionando, a começar pela comunidade indígena do Jaraguá, a devida testagem de todos os seus habitantes e, dessa forma, preservar a vida desses grupos e seus cidadãos.

Nesse tempo difícil da pandemia, somos testemunhas do esforço dos Governos estadual e municipal no que se refere ao compromisso de implementar medidas em defesa da saúde e da vida dos cidadãos. Por isso mesmo, encorajamo-nos a fazer tal apelo, agradecendo a atenção dos respectivos mandatários e colocando-nos à disposição para auxiliar naquilo que estiver ao alcance da Igreja Católica.

Atenciosamente,

Dom Edmilson Amador Caetano