A Igreja no Mundo | "Samaritanus bonus"

Aprovada pelo Papa Francisco em junho passado e publicada no dia 22 de setembro de 2020, "Samaritanus bonus", a carta da Congregação para a Doutrina da Fé reitera a condenação a todas as formas de eutanásia e de suicídio assistido levando em conta os casos dos últimos anos. O apoio às famílias e aos profissionais da saúde.

“Incurável não é jamais sinônimo de incuidável": os que sofrem de uma doença em fase terminal como os que nascem com uma previsão de sobrevivência limitada têm o direito de ser acolhido, cuidado, rodeado de afeto. A Igreja se opõe à obstinação terapêutica, mas reforça como "ensinamento definitivo" que "a eutanásia é um crime contra a vida humana".

E que "qualquer cooperação formal ou material imediata a um tal ato é um pecado grave" que nenhuma autoridade "pode legitimamente" impor ou permitir.

Neste link, é possível acessar a carta na íntegra: