Home

A Igreja no Mundo | Novo bispo de Itapipoca (CE)

Novo bispo de Itapipoca (CE)

O Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia de Dom Antônio Roberto Cavuto ao governo pastoral da Diocese de Itapipoca (CE) e nomeou, nesta quarta-feira, 7 de outubro, Dom Rosalvo Cordeiro de Lima como novo bispo da diocese cearense. Dom Rosalvo, até o momento, é bispo titular de Castellum Tatroportus e auxiliar na arquidiocese de Fortaleza (CE). 

 

Novo bispo diocesano 

Dom Rosalvo nasceu em 25 de janeiro de 1962, em União dos Palmares (AL). Cursou Filosofia no Seminário Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Mogi das Cruzes (SP), e Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, na capital paulista. 

 

Foi ordenado sacerdote no dia 1º de novembro de 1992, em Arujá (SP), Diocese de Mogi das Cruzes. Em 2 de fevereiro de 2011, foi nomeado pelo Papa Bento XVI bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza. A ordenação foi no dia 25 de março daquele ano, em Mogi das Cruzes. Escolheu por lema episcopal Verbo Autem Tuo Laxabo Retia – “Em atenção a tua Palavra lançarei as redes” (Lc 5,5). 

 

Atualmente, Dom Rosalvo é um dos bispos referenciais da Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada no Regional Nordeste 1 da CNBB. Antes, o bispo atuou como referencial das pastorais sociais no Regional. 

 

 

Saudação de Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo de Mogi das Cruzes (SP)

"A Diocese de Mogi das Cruzes se alegra e rende graças ao bom Deus pela nomeação de Dom Rosalvo Cordeiro como novo bispo diocesano de Itapipoca.

 

Dom Rosalvo é nordestino de nascimento e padre da Diocese de Mogi das Cruzes. Em festa, apresentamos a ele os melhores votos de saúde e profícuo pastoreio junto ao povo de Deus de Itapipoca”.

 

Fraterno abraço."

 

Dom Pedro Luiz Stringhini

Mogi das Cruzes (SP) - 07 de outubro de 2020