No domingo, 12 de setembro, o Papa Francisco iniciou a 34ª Viagem Apostólica de seu Pontificado, quando após concluir em Budapeste, na Hungria, o 52º Congresso Eucarístico Internacional se dirige à Eslováquia de onde se despede na quarta-feira, 15 de setembro.
“Uma peregrinação ao coração da Europa, durante a qual o Papa abordará temas que interessam todo o continente, mas, sobretudo, quer ser ‘uma viagem espiritual’, que começa com a adoração da Eucaristia e termina com a invocação orante a Nossa Senhora das Dores que, neste século, nunca deixou de zelar pelas terras eslavas feridas pelo totalitarismo”, resumiu o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, durante a coletiva de imprensa para falar dos quatro dias que Francisco viverá de 12 a 15 deste mês, primeiro em Budapeste, para celebrar o encerramento do Congresso Eucarístico Internacional, depois na Eslováquia com uma etapa na capital Bratislava e em outras três cidades: Prešov, Košice e Šaštin.
O encontro com as autoridades húngaras
Uma viagem com uma forte conotação espiritual. Por isso, é bom "evitar misturar leituras de outro tipo com as mais espirituais", disse Bruni, em resposta a algumas perguntas de jornalistas reunidos na Sala de Imprensa da Santa Sé para a coletiva de apresentação da viagem. As perguntas se concentraram no encontro do Papa com o primeiro-ministro, Viktor Orbán, na manhã de domingo, antes da missa na Praça dos Heróis. “É um encontro com as mais altas autoridades do país e, obviamente, dentre elas está também Orban”, disse Bruni, explicando que a presença do primeiro-ministro com sua família na missa papal “será confirmada pelos húngaros”.
Uma peregrinação em honra da Eucaristia
"É uma peregrinação em honra do Santíssimo Sacramento", frisou o porta-voz vaticano, lembrando que a gênese desta viagem remonta ao desejo do Papa de estar perto das centenas de homens e mulheres que, desde domingo passado, participam do Congresso Eucarístico. De presidir a missa final, chamada Statio Orbis, ou seja, a Missa que simbolicamente reúne e une toda a Igreja de Cristo e expressa a unidade cristã.
Todas as atividades serão transmitidas ao vivo pelos canais do Vatican News.
Informações: Vatican News