A Igreja no Mundo | Semana Nacional da Vida

Semana Nacional da Vida

A Igreja Católica no Brasil celebra entre os dias 1º e 7 de outubro, a Semana Nacional da Vida e o dia do Nascituro, no dia 8 de outubro.  A iniciativa é organizada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar. O tema deste ano é “Família: Santuário da Vida”, resgatando as reflexões da carta encíclica de São João Paulo II em Evangelium Vitae, e contará como momentos de oração, de escuta da Palavra de Deus e de reflexão sobre a solidariedade com os mais vulneráveis, especialmente neste tempo de pandemia.

Sinal da Alegria

O subsidio Hora da Vida aponta algumas iniciativas que podem ser realizadas em prol da defesa da vida, com gestos de alegria e de esperança. Além das atividades já previstas nas dioceses e arquidioceses, paróquias ou comunidades, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) propõe que no dia 1º de outubro, dia da abertura da Semana Nacional da Vida, os sinos de todas as Igrejas no Brasil toquem às 12h, às 15h e às 18h, acompanhado da ‘Oração do Nascituro’ (Página 58) simbolizando assim a alegria em celebrarmos e valorizarmos a vida.

Sinal da Esperança

Já no dia do Nascituro, celebrado em 08 de outubro, um gesto para propagar a ‘Luz de Cristo’ para que possa iluminar e proteger as vidas vulneráveis e indefesas, é, em um espaço publico ou em frente às igrejas, acender o maior número de velas e rezar novamente a ‘Oração do Nascituro’, num sinal de esperança.

Família Santuário da Vida

O bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, afirma que a Igreja no Brasil tem buscado estreitar o vínculo entre família e vida. “São as duas grandes realidades e preciosidades que nós temos na Igreja: família igreja doméstica, comunidade de comunidades, lugar de fazer o bem com a toda a sociedade; e a vida que deve ser promovida, defendida e cuidada desde a concepção até o seu fim natural”.

A motivação é que esta seja uma semana “em que nossa voz ecoe pelo mundo inteiro dizendo que a vida vale a pena, é dom de Deus e, na família, santuário dessa vida, onde ela cresce, se desenvolve, onde é cuidada, queremos mostrar que é possível acolher, amar com ternura, com generosidade todos aqueles que estão vulnerabilizados, esquecidos, excluídos, porque a vida é também essa partilha de solidariedade e de amor para com todos”.

Texto e informações: CNBB