A Igreja no Mundo | Em quatro dicastérios

Em quatro dicastérios

A visita ao Dicastério para o Clero, na manhã de hoje, dia 21, contou com a apresentação da realidade presbiteral nas sub-regiões de Aparecida, São Paulo e Sorocaba. O bispo diocesano de Santo Amaro, Dom José Negri, relatou a experiência ministerial dos padres nas 19 dioceses que integram o grupo na Visita Ad Limina 2022.

Dom José explicou que, ao todo, nas três sub-regiões, o Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) possui 1.758 padres diocesanos e 1.298 padres religiosos, contabilizando 3.056 ministros ordenados que somam à ação evangelizadora nas dioceses, cuidando das comunidades paroquiais e serviços eclesiais existentes. Os bispo de Santo Amaro também disse dos sacerdotes infectados pela Covid-19 e das conquistas e desafios da Pastoral Presbiteral.

No encontro dos bispos com o Dicastério para a Educação Católica, dom Carlos Lema Garcia, bispo auxiliar de São Paulo, falou sobre a atuação da Pastoral da Educação nas dioceses em três partes, a saber, nas escolas públicas, nas escolas católicas e nas universidades. Dom Carlos também ressaltou a inclusão conjunta da Pastoral do Ensino Religioso em algumas realidades.

O programa de hoje também abarcou a visita ao Dicastério para a Evangelização. O bispo diocesano de Guarulhos e vice-presidente do Regional, dom Edmilson Amador Caetano, como relator do encontro, falou sobre a experiência no campo da evangelização e da enculturação nas dioceses, e acentuou a importância do Santuário Nacional de Aparecida no processo evangelizador. A inserção na Jornada Mundial dos Pobres também foi enfatizada na apresentação.

A última agenda do dia ocorreu com os membros do Dicastério para a Comunicação. Com a motivação de dom Tarcísio Scaramussa, SDB, bispo diocesano de Santos, o episcopado paulista refletiu com os integrantes do departamento romano a relevância da comunicação para a evangelização. “A Igreja utiliza todos os recursos para o anúncio do Evangelho e a manifestação da proximidade com as pessoas e culturas”, enfatizou o bispo de Santos ao explicar que, no Estado de São Paulo, a ação evangelizadora no campo da comunicação tem como referência o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, o Documento 99 CNBB.

PARABÉNS

Neste dia, o cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, completou mais um ano de vida. Por isso, e também nas intenções dos bispos aniversariantes do mês, a saber, dom José Negri e dom Tarcísio Scaramussa, dom Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, CR, bispo diocesano de Itapetininga, dom Jorge Pierozan, bispo auxiliar de São Paulo, e o bispo emérito de Jundiaí, dom Vicente Costa, os bispos tiveram um momento de confraternização!

Para assistir os vídeos da visita na página da Diocese no Facebook, clique aqui.

Texto: Regional Sul 1 da CNBB

Fotos: Pe. Michel dos Santos / Regional Sul 1