A Igreja no Mundo | O novo da colegialidade episcopal

O novo da colegialidade episcopal

O arcebispo metropolitano de Sorocaba, Dom Júlio Endi Akamine, SAC, presidiu Missa nesta manhã na Basílica Santa Maria Maior. A celebração foi o primeiro momento da Visita Ad Limina de hoje, dia 22.

“A ressurreição de Cristo revela uma nova realidade, é a irrupção do Novo, para além de toda novidade! Trata-se da Nova vida, do Novo ser em Cristo. Cristo ressuscitado transformou total e profundamente o coração humano”, afirmou dom Júlio aos seus irmãos no ministério, reunidos em oração, ao explicar que na Visita Ad Limina, os bispos participam de um ‘Novo’: “experimentamos o Novo da colegialidade episcopal que não é um simples sentimento de solidariedade, mas um estar sempre junto com os irmãos no episcopado”.

O arcebispo indicou também que, com as atividades em Roma, os bispos têm a oportunidade de estabelecer comunhão com os colaboradores do Papa nos dicastérios e, ao mesmo tempo, “receber deles informações sobres as esperanças, as alegrias e as dificuldades da Igreja universal”, finalizou.

Com a relatoria de dom Júlio, a agenda da tarde contempla a visita à Secretaria de Estado do Vaticano.

Para assistir os vídeos da visita na página da Diocese no Facebook, clique aqui.

Texto: Regional Sul 1 da CNBB

Fotos: Pe. Michel dos Santos / Regional Sul 1