A Igreja no Mundo | Semana Nacional da Vida 2022

Semana Nacional da Vida 2022

Entre os dias 1° e 8 de outubro, a Igreja Católica em todo o país celebra a Semana Nacional da Vida 2022 e o Dia do Nascituro. Uma semana para reforçar a necessidade de defender a vida desde a concepção até o seu fim natural. Neste ano, o tema do Hora da Vida, livro de apoio para a celebração do momento, será “Serviço à vida: caminho de fecundidade”. Um momento de oração, escuta da palavra e reflexão sobre o valor inviolável da vida humana, especialmente os mais vulneráveis.

Por meio do livro Hora da Vida, que em 2022 foi disponibilizado junto com o Hora da Família, celebrado em agosto, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) motiva a celebração de encontros com o objetivo de levar à compreensão do chamado que é feito a cada um para agradecer pelo dom da vida e estar em defesa dela.

Confira os temas propostos para este ano:

1º Encontro – O amor conjugal e o respeito pela vida humana

2º Encontro – Abertura à vida e adoção

3º Encontro – Serviço à vida e os direitos das crianças com deficiência

4º Encontro – Serviço à vida e cooperadores do amor de Deus

5º Encontro – A Igreja está ao lado da vida

6º Encontro – Educar para os valores essenciais da vida

7º Encontro – Um múltiplo serviço à vida Dia do Nascituro – Toda violação da dignidade humana ofende a Deus

Além das atividades previstas para Semana Nacional da Vida nas (Arqui)dioceses, paróquias ou comunidades, são propostas duas ações públicas que possam ser realizadas em todo Brasil no mesmo dia e horário, demonstrando a força de mobilização em prol da vida.

O primeiro é o Sinal da Alegria: No dia 01 de outubro, abertura da Semana Nacional da Vida, façamos ressoar os sinos de todas as Igrejas no Brasil, sempre às 12h, 15h e 18h, acompanhado da ‘Oração do Nascituro’, simbolizando assim a alegria em celebrar e valorizar a vida.

Já no dia 08 de outubro, Dia do Nascituro, o Sinal de Esperança para propagação da ‘Luz de Cristo’ para que possa iluminar e proteger as vidas vulneráveis e indefesas. Por isso é sugerido acender o maior número de velas, e juntamente rezar a ‘Oração do Nascituro’. Um momento de devoção e unidade com toda a Igreja no Brasil.

O local poderá ser em frente a uma Igreja, praça pública ou lugar que seja oportuno. Sugere-se também que a comunidade local se mobilize e realize ações adicionais, de acordo com a sua realidade, como procissões, passeatas, oração do Santo terço e outras.

Oração do Nascituro

Nós vos louvamos, Senhor Deus da Vida. / Bendito sejais, porque nos criaste por amor. /

Vossas mãos nos moldaram desde o ventre materno. /

Nós vos agradecemos pelos nossos pais, e todas as pessoas que cuidam da vida desde o seu início, até o fim. /

Em Vós somos, vivemos e existimos. /

Abençoai todos que zelam pela vida humana e a promovem. / Abençoai as gestantes e todos os profissionais da saúde. /

Dai às pessoas e às famílias o pão de cada dia, à luz da fé e do amor fraterno. /

Nossa Senhora Aparecida, intercedei por nossos nascituros, nossas crianças, nossos jovens, nossos adultos e nossos idosos, para que tenham vida plena em Jesus, que ofereceu sua vida em favor de todos. Amém!

Texto e informações: Portal Vida e Família