Neste ano, a Campanha da Fraternidade 2023 (CF2023) reflete o tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16). Pela terceira vez o tema da fome será tratado em uma CF pela Igreja no Brasil.
A CF 2023 tem como Objetivo Geral sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentarem o flagelo da fome, sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs, por meio de compromissos que transformem esta realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo. Já os Objetivos Específicos são: COMPREENDER a realidade da fome à luz da fé em Jesus Cristo; DESVELAR as causas estruturais da fome no Brasil; INDICAR as contradições de uma economia que mata pela fome; APROFUNDAR o conhecimento e a compreensão das exigências evangélicas e éticas de superação da miséria e da fome; ACOLHER o imperativo da Palavra de Deus, que nos conduz ao compromisso e à corresponsabilidade fraterna; INVESTIR esforços concretos em iniciativas individuais, comunitárias e sociais que levem à superação da miséria e da fome no Brasil; ESTIMULAR iniciativas de agricultura familiar agroecológica e a produção de alimentos saudáveis; RECONHECER e fomentar iniciativas conjuntas entre comunidade de fé e outras instituições da sociedade civil organizada; MOBILIZAR a sociedade para que haja uma sólida política de alimentação no Brasil, garantindo que todos tenham vida.
Na apresentação do texto, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) chamou a atenção que “a Campanha da Fraternidade é o modo brasileiro de celebrar a Quaresma”. O convite, portanto, é para “viver a Quaresma à luz da Campanha da Fraternidade e viver a Campanha da Fraternidade em espírito de conversão pessoal, comunitária e social”.
A Coleta Nacional da Solidariedade será no dia 02 de abril, no Domingo de Ramos. O valor arrecadado na Coleta Nacional da Solidariedade é destinado à composição do Fundo Nacional de Solidariedade, inciativa que apoia, a partir do lançamento de um edital a cada ano, projetos alinhados com os objetivos e temas da CF. Formado por 60% de toda a arrecadação da Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da CF, realizado em todas as dioceses, paróquias e comunidades durante o Domingo de Ramos, o FDS é gerido pela própria diocese, em vista dos seus projetos sociais. Os outros 40% compõem o FNS, que é administrado pelo Departamento Social da CNBB, sob a orientação do Conselho Gestor da entidade.
Oração da CF 2023
Pai de bondade,
ao ver a multidão faminta,
vosso Filho encheu-se de compaixão,
abençoou, repartiu os cinco pães e dois peixes
e nos ensinou: “dai-lhes vós mesmos de comer”.
Confiantes na ação do Espírito Santo,
vos pedimos:
inspirai-nos o sonho de um mundo novo,
de diálogo, justiça, igualdade e paz;
ajudai-nos a promover uma sociedade mais solidária,
sem fome, pobreza, violência e guerra;
livrai-nos do pecado da indiferença com a vida.
Que Maria, nossa mãe, interceda por nós
para acolhermos Jesus Cristo em cada pessoa,
sobretudo nos abandonados, esquecidos e famintos.
Amém
Texto e informações: CNBB
GALERIA DE FOTOS