A Capela do Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba, acolheu a recitação da Hora Média que deu início à 85ª Assembleia Regional dos Bispos do Estado de São Paulo. “Muito bom começarmos com a oração! À luz do texto bíblico recitado (cf. Is 55, 10-11), iniciamos com a Palavra de Deus e estamos em comunhão com os trabalhos pastorais de nossas arquidioceses e dioceses, rezando pelo nosso povo, lembrando, em nossas orações, principalmente dos doentes”, destacou o Bispo Diocesano de Mogi das Cruzes e atual Presidente do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Pedro Luiz Stringhini.
O momento oracional, conduzido pela atual presidência do Regional Sul 1 da CNBB, que compreende as arquidioceses, dioceses e eparquias do Estado de São Paulo, reuniu o episcopado paulista, os padres coordenadores (arqui) diocesanos de pastoral e agentes representantes dos organismos vinculados ao Regional, para a Assembleia que se estende até a próxima quinta-feira, dia primeiro de junho.
“Sejamos todos anunciadores d´Aquele que é a Palavra do Pai: Jesus Cristo, Senhor Nosso”, motivou Dom Pedro ao dar início às atividades da Assembleia Regional dos Bispos do Regional Sul 1 da CNBB.
Os trabalhos tiveram continuidade com Dom Luiz Carlos Dias, Bispo Diocesano de São Carlos e Secretário do Regional que, na 1ª sessão, apresentou as atividades do encontro eclesial, as alterações e celebrações do episcopado no último ano.
“Que possamos viver na graça e na paz de Deus essa edição da Assembleia de nosso Regional”, desejou o Vice-Presidente da entidade e Bispo Diocesano de Guarulhos, Dom Edmilson Amador Caetano.
Dom Pedro apresentou o relatório da presidência e partilhou as principais ações do Regional Sul 1, com destaque aos encontros estaduais das pastorais, movimentos e organismos em todo o Estado, as questões sinodais, aos projetos missionários, tanto na Amazônia, quanto na Diocese africana de Pemba, às ordenações episcopais, ações do secretariado que motiva os trabalhos pastorais na entidade, o jubileu de ordenação sacerdotal do Bispo Emérito de Blumenau (SC), Dom Angélico Sândalo Bernardino, que durante 25 foi Bispo Auxiliar de São Paulo, e dos encontros com os coordenadores e assessores paulistas, e dos padres coordenadores (arqui) diocesanos de pastoral.
O relatório econômico, apresentado por Dom Luiz Carlos, e o parecer do Conselho Fiscal também foram apresentados aos participantes, com destaque às melhorias na sede do Regional, na capital paulista, para favorecer o dinamismo no trabalho pastoral. Logo mais, a oração das vésperas e a celebração da Missa encerrarão as atividades do primeiro dia da 85ª Assembleia Regional dos Bispos do Regional Sul 1 da CNBB que tem como tema “Uma Igreja em saída para as periferias”.
Texto e Fotos: Pascom I Regional Sul 1 da CNBB