Home

A Igreja no Mundo | Mês da Bíblia

Mês da Bíblia

Setembro é o Mês da Bíblia, iniciativa motivada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), uma oportunidade para estudo da Palavra de Deus. Em 2023, o livro bíblico escolhido para aprofundamento é a Carta aos Efésios, com a inspiração “Vestir-se da nova humanidade! (cf. Ef 4,24)”.

 

Por que setembro?

Setembro foi escolhido pelos bispos do Brasil como o Mês da Bíblia em razão da memória de São Jerônimo, celebrada no dia 30 de setembro. São Jerônimo foi o encarregado por traduzir a Sagrada Escritura para o latim. Essa versão latina recebeu o nome de Vulgata, que significa “popular” em latim. Essa versão é referência nas traduções da Bíblia até os dias de hoje.

 

Texto-base

As irmãs Márcia Eloi Rodrigues e Luciene Lima Gonçalves, religiosas do Instituto Religioso Nova Jerusalém, são as autoras do texto-base. O material procura explorar o sentido da unidade do Corpo de Cristo, que é a Igreja. Essa unidade, segundo o texto, significa a vivência como filhos e filhas reconciliados com Deus, e assumir, no cotidiano, a vida nova experimentada no Batismo individualmente e em comunidade.

 

De acordo com o arcebispo de Curitiba (PR) e ex-presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética, Dom José Antônio Peruzzo, as páginas do texto-base são dedicadas ao povo que quer alimentar e realimentar a sua fé no Senhor Jesus Cristo, “àqueles que querem crer com a Igreja”.

Segundo o arcebispo, quem ler as páginas do material “perceberá que os grandes problemas que nossa Igreja enfrenta hoje não deveriam causar nem surpresas, nem sustos. O que temos hoje é versão atualizada de desafios já antigos, espinhos já dos primeiros dias do cristianismo”.

 

Encontros

O subsídio de “Encontros Bíblicos” para o Mês da Bíblia 2023 propõe roteiros para a realização de encontros em grupos que se reúnem para ouvir a Palavra de Deus e intensificar a sua formação bíblica, abrindo-se ao diálogo e anunciando Jesus Cristo de forma missionária.

 

Dom José Antônio Peruzzo explica que o estudo da Carta aos Efésios proposto para o Mês da Bíblia deste ano procura, primeiro, explicitar a temática central da carta, que é a unidade do corpo de Cristo para, em segundo lugar, refletir sobre o lema: “vestir-se da nova humanidade!” (cf. Ef 4,24).

 

 

Informações e arte: CNBB

 

GALERIA DE FOTOS