A Igreja no Mundo | Bispos do Regional Sul 1 da CNBB estão reunidos em Aparecida/SP para a 78ª Assembleia

Entre os dias 9 a 11 de junho, acontece a 78ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende as dioceses do estado de São Paulo, em Aparecida/SP.

Em 2015, a Assembleia anual será eletiva e terá como tema “As Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para 2015-2019, aprovadas pela Assembleia Geral da CNBB, e suas implicações para o Regional”. O encontro deste ano é realizado no Hotel Rainha do Brasil e são esperados cerca de 145 participantes, entre bispos, padres coordenadores diocesanos de pastoral, padres subsecretários das Sub-Regiões Pastorais e representantes dos Organismos vinculados à CNBB Regional Sul 1.

A abertura é na terça-feira, dia 9, às 15h, com celebração presidida pelo cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo e Presidente do Regional Sul 1 da CNBB.

Na carta enviada aos bispos, o secretário-geral do Regional, Dom Tarcísio Scaramussa explica que durante a Assembleia “serão levantadas propostas para a próxima Assembleia das Igrejas Particulares, que acontecerá em outubro próximo em Itaici/SP”.

Ainda está prevista a seguinte pauta: Relatório das Comissões Episcopais de Pastoral; Relatório do Presidente; Eleições para Presidência do Regional para o próximo quadriênio (2015-2019); Delegados para o Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, e suplente; Presidentes das sub-regiões pastorais e das Comissões Episcopais; Conselho Econômico; Conselho Fiscal e suplentes.

O Regional Sul 1 da CNBB compreende seis arquidioceses, 35 dioceses do estado de São Paulo e seis Regiões Episcopais da Arquidiocese de São Paulo. Está organizado em oito Sub-regiões Pastorais (Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto I e II. São Paulo I e II e Sorocaba).

Informações e foto: CNBB Regional Sul 1