A Igreja no Mundo | Ano Santo

Ano Santo

O Jubileu Extraordinário da Misericórdia, o Ano Santo, foi anunciado pelo Papa Francisco no dia 13 de março de 2015 e em 11 de abril, publicou a Bula de Proclamação Misericordiae Vultus, com o lema “Misericordiosos como o Pai” (Lc 6,36). O início aconteceu no dia 08 de dezembro de 2015, na Solenidade da Imaculada Conceição, com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, em Roma, e o encerramento está marcado para o dia 20 de novembro de 2016, na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.

Na Igreja Católica, a cada 25 anos é proclamado um Jubileu para celebrar algo em especial, mas é possível que o Papa proclame um Jubileu Extraordinário, como o fez agora. “Há momentos em que somos chamados, de maneira ainda mais intensa, a fixar o olhar na misericórdia, para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai. Foi por isso que proclamei um Jubileu Extraordinário da Misericórdia como tempo favorável para a Igreja, a fim de se tornar mais forte e eficaz o testemunho dos crentes”, escreveu o Santo Padre na Bula.

Ainda, durante os anos jubilares, são abertas as “Portas Santas”, que é na tradição cristã o próprio Cristo. “Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem” (Jo 10,9). Na Diocese de Mogi das Cruzes, além da Catedral Diocesana, os Santuários Cristo Amor Misericordioso e Senhor Bom Jesus – Igreja São Benedito, as três em Mogi das Cruzes, e a Igreja Santos Apóstolos, em Itaquaquecetuba, foram declaradas Igrejas jubilares e assim, terão a Porta Santa e serão locais de peregrinação.

A peregrinação também é um pedido dos Anos Santos, por isso, os fiéis católicos para viverem a experiência mística deste período devem se deslocar até uma Igreja Jubilar, é um ícone do caminho que cada pessoa realiza na sua existência. “A vida é uma peregrinação e o ser humano é viator, um peregrino que percorre uma estrada até à meta anelada. Também para chegar à Porta Santa, tanto em Roma como em cada um dos outros lugares, cada pessoa deverá fazer, segundo as próprias forças, uma peregrinação. Esta será sinal de que a própria misericórdia é uma meta a alcançar que exige empenho e sacrifício. Por isso, a peregrinação há de servir de estímulo à conversão: ao atravessar a Porta Santa, deixar-nos-emos abraçar pela misericórdia de Deus e comprometer-nos-emos a ser misericordiosos com os outros como o Pai o é conosco”, destacou Papa Francisco.

Durante o Jubileu, os fiéis podem receber as indulgências, assim neste período de um ano, ao passar pela Porta Santa nas igrejas jubilares, as pessoas deverão realizar as condições habituais para a concessão de indulgências: a profissão de fé e a oração pelo Papa e pelas suas intenções, ainda a confissão sacramental e a comunhão eucarística. De acordo com o Catecismo da Igreja Católica (CIC): “A indulgência é a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada; remissão que o fiel devidamente disposto obtém em certas e determinadas condições pela ação da Igreja que, enquanto dispensadora da redenção, distribui e aplica, por sua autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos. Em geral, a obtenção das Indulgências exige determinadas condições e o cumprimento de certas obras”.

O Santo Padre estendeu às indulgências a dois casos, que de uma forma ou de outra, estão impossibilitados de peregrinar até uma Porta Santa: aos doentes e idosos, e aos presos. O Papa Francisco concedeu as indulgências jubilares desde que vivam este momento de sofrimento “com fé e esperança jubilosa, recebendo a comunhão ou participando na santa Missa e na oração comunitária, inclusive através dos meios de comunicação”, e aos presos, também, todas as vezes que passarem pela porta da cela, dirigindo o pensamento e a oração ao Pai, este gesto deve significar para eles a passagem pela Porta Santa, e estar arrependidos dos crimes cometidos.

Catedral Diocesana Sant’Ana

Praça Coronel Benedito de Almeida, s/n – bairro: Centro – Mogi das Cruzes/SP