A Igreja no Mundo | Jubileu da Humanidade a Caminho

Jubileu da Humanidade a Caminho

Mais de 6 mil migrantes e refugiados das principais comunidades católicas presentes em Roma e no Lácio celebraram o Jubileu da Humanidade a Caminho no dia 17 de janeiro, por ocasião do Dia Mundial dedicado precisamente a eles. Tema deste ano: “Migrantes e refugiados interpelam-nos. A resposta do Evangelho da misericórdia”.

Após participarem do Angelus, colorindo a Praça de São Pedro com lenços brancos e amarelos, com o símbolo da fundação Migrantes, atravessaram a Porta Santa da Basílica do Vaticano e participaram na missa presidida na cátedra pelo cardeal Antonio Maria Vegliò. Aos pés do altar, a cruz de Lampedusa, para recordar a viagem dramática de muitos requerentes de asilo.

Na homilia, o cardeal comentando as leituras, meditou sobre o grito do profeta Isaías, contido na primeira leitura, na qual “é possível ouvir o clamor da humanidade sofredora que procura a justiça e a solidariedade, o dos migrantes e dos refugiados, nos quais a esperança esmoreceu e que dificilmente experimentam a alegria”. Por isso, acrescentou, o Dia do Migrante é uma ocasião oportuna para recordar que a Igreja sempre contemplou nos migrantes a imagem de Cristo. E não só. “No Ano da Misericórdia — sublinhou — somos interpelados a redescobrir as obras de misericórdia e, entre as corporais, há o apelo a acolher os estrangeiros”.

Informações e foto: Rádio Vaticana