A Igreja no Mundo | Papa Francisco na Armênia

Papa Francisco na Armênia

Entre os dias 24 a 26 de junho, o Papa Francisco fará mais uma viagem apostólica, desta vez, para a Armênia, acolhendo ao convite de Sua Santidade Karekin II, Supremo Patriarca e Katolicós de todos os Arménios e das autoridades civis do país.

Sexta-feira, 24 de junho

O avião que levará o Santo Padre a Yerevan, partirá do Aeroporto Fiumicino pelas 9h de Roma, estando prevista a chegada ao Aeroporto Internacional “Zvartnots” pelas 15h locais, onde terá lugar a cerimónia de boas-vindas. Em seguida, acolhida na Catedral Apostólica, em Etchmiadzin, com um momento de oração com as saudações do Katolicós, Patriarca de Todos os Armenos, Sua Santidade Karekin II. Às 18h terá lugar a visita de cortesia do Papa Francisco ao Presidente da República da Arménia, no Palácio Presidencial, seguido pelo encontro com as Autoridades civis e com o Corpo Diplomático. O último compromisso do primeiro dia da viagem será um encontro privado com o Katolicós, no Palácio Apostólico.

Sábado, 25 de junho

O primeiro compromisso do Papa Francisco no sábado será a visita ao Tzitzernakaberd Memorial Complex, às 8h45. Em seguida, 11h, preside a uma Celebração Eucarística, na Praça Vartanants. Às 16h45, visita do Santo Padre à Catedral Arménia-católica das Sete Chagas, em Gyumri. Às 19h, o Santo Padre participa, em Yerevan, de um Encontro Ecuménico e Oração pela Paz, na Praça da República, onde deverá proferir um discurso juntamente com o Katolicós.

Domingo, 26 de junho

No domingo, 26 de junho, último dia da visita, o Santo Padre encontrará os bispos católicos arménios, no Palácio Apostólico. Às 10h, Francisco participa da Divina Liturgia na Catedral Arménio-Apostólica. A homilia estará a cargo do Katolicós e o Santo Padre fará uma breve saudação aos presentes. Após a celebração no Palácio Apostólico, Francisco participará no almoço ecuménico que reunirá o Katolicós, Arcebispos e Bispos da Igreja Arménia Apostólica, Bispos católicos-arménios e os Cardeais e Bispos do séquito papal. Às 16h, encontro com os Delegados benfeitores da Igreja Arménia Apostólica, ainda no Palácio Apostólico. Depois será a assinatura de uma Declaração Conjunta no Palácio Apostólico seguida por uma Oração no Mosteiro de Khor Virap, às 17h. Por fim, às 18h15, acontece a cerimónia de despedida no Aeroporto. A partida do avião com o Papa está prevista para as 18h30, com a chegada ao Aeroporto Ciampino, em Roma, devendo a ocorrer às 20h40 – hora de Roma.

Transmissão da Rádio Vaticana

Sexta-feira, 24 de junho

Visita à Catedral Apostólica (8h25 de Brasília)

Visita ao Presidente e Encontro com as Autoridades (11h de Brasília)