O presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB e arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Jaime Spengler, Ofm, divulgou mensagem por ocasião do 21º Dia Mundial da Vida Consagrada, celebrado nesta quinta-feira, 2 de fevereiro, na Festa da Apresentação do Senhor.
Confira a mensagem na íntegra:
Neste Dia Mundial da Vida Consagrada, rendemos graças ao Senhor pelo dom da Vida Consagrada, presente em tantas realidades do nosso imenso Brasil.
A Igreja do Brasil reconhece o empenho, a dedicação, a determinação de tantos Consagrados e Consagradas no processo de evangelização, nas mais distintas realidades de nosso imenso Brasil. São homens e mulheres consagrados totalmente a Deus, seguindo mais de perto o Senhor casto, pobre e obediente, anunciando e testemunhando o Evangelho da vida plena para todos.
A Igreja do Brasil agradece a dedicação desses irmãos e irmãs consagradas pela cooperação imprescindível na obra da evangelização. A entrega radical da vida, por causa do Reino dos céus, é um sinal eloquente da presença de Deus entre nós, compreensível a todos os homens e mulheres de boa vontade.
A Igreja do Brasil quer também promover a vida consagrada, através de uma pastoral vocacional mais intensa e articulada. De fato, nestes tempos em que as estatísticas mostram uma preocupante ‘hemorragia’, precisamos mostrar aos nossos jovens a beleza e a dignidade da vida consagrada.
Há tanta santidade na vida consagrada! Existem muitíssimos testemunhos proféticos e fascinantes, de alegria e esperança. Encontramos pessoas apaixonadas pelo Evangelho do Crucificado-Ressuscitado que com temor e tremor assumem as periferias existências e as fronteiras geográficas como espaços privilegiados de evangelização.
Encontramos também alguns sinais de cansaço, de infidelidade que preocupam. Porque alguns desanimam, se colocam, ou são colocados, à margem? Porque alguns abandonam a Vida Consagrada? São questões que precisamos fazer e, juntos, buscar indicações para superação das dificuldades! A questão da fidelidade e da perseverança chama todos à responsabilidade!
A Vida Consagrada é essencialmente missionária! É seguimento de Cristo, para Cristo e com Cristo. Por isso, sobretudo em nossa realidade nacional, marcada por tantas expressões de fragmentação, “a partir do seu ser, a Vida Consagrada é chamada a ser especialista em comunhão, tanto no interior da Igreja quanto no interior da sociedade”.
Queridos consagrados e consagradas, fazemos votos de que os senhores e senhoras continuem sendo sinal da presença do Crucificado-Ressuscitado no seio de nossas comunidades, empenhados(as) em fazer próprios os sentimentos que foram os dele (cf. Fl 2,5) .
Dom Jaime Spengler, Ofm, presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB.