A Igreja no Mundo | 55ª Assembleia Geral da CNBB

55ª Assembleia Geral da CNBB

Entre os dias 26 de abril a 05 de maio, o bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, e o bispo emérito, Dom Paulo Mascarenhas Roxo, Opraem, participam da 55ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na cidade de Aparecida/SP. Em 2017, o encontro anual do episcopado brasileiro, que reúne mais de 350 bispos, irá abordar o tema “Iniciação à vida cristã”.

Além do tema central, a atualidade da conjuntura política brasileira e a eclesial após os dez anos da Conferência de Aparecida estarão na pauta. No sábado e no domingo, 29 e 30 de abril, haverá o retiro dos bispos.

Dom Pedro Luiz Stringhini pede orações a todos os diocesanos para o êxito da Assembleia Geral e que os direcionamentos sejam sempre para o crescimento do trabalho pastoral da Igreja Católica no Brasil.

A TV Aparecida irá realizar a cobertura da 55ª Assembleia Geral da CNBB, com a transmissão ao vivo das Santas Missas, diariamente, às 7h30, e boletins informativos. (Pela internet: http://www.a12.com/tv-aparecida)

Iniciação à vida cristã

O Anuário Pontifício 2017 e o Anuarium Statisticum Ecclesiae 2015, do Departamento Central de Estatística da Igreja do Vaticano, indica que o Brasil ocupa o primeiro lugar no conjunto de dez países do mundo com maior consistência de católicos batizados, com 172,2 milhões de católicos. Ficando a frente de países como o México, com 110,9 milhões, Filipinas com 83,6 milhões, Estados Unidos da América (72,3), entre outros. O número de católicos brasileiros representa 26,4% de católicos no continente americano. Apesar desses dados e estatísticas que demonstram que o Brasil continua sendo o país com o maior número de católicos no mundo, os bispos do Brasil se preocupam com a qualidade da atuação e com o compromisso dos cristãos.

Conforme o documento nº 43 do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM): “Entende-se como iniciação à vida cristã, o processo pelo qual uma pessoa é introduzida no mistério de Jesus Cristo e na vida da Igreja, através da Palavra de Deus e da mediação sacramental e litúrgica, que acompanhe as mudanças de atitudes fundamentais de ser e existir com os outros e com o mundo, em uma nova identidade como pessoa cristã que testemunha o evangelho inserido em uma comunidade eclesial viva e testemunhal.”

Uma comissão especialmente presidida pelo arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, foi designada para produzir o texto que será apreciado e acrescido pelos bispos do Brasil. O texto, após aprovação do episcopado, será publicado como um documento da CNBB.

300 anos de Aparição

A CNBB, em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas águas do Rio Paraíba do Sul, instituiu o Ano Nacional Mariano, que teve início dia 12 de outubro de 2016, concluindo-se aos 11 de outubro de 2017, para celebrar, fazer memória e agradecer.

Em sintonia com o Ano Nacional Mariano, várias atividades serão realizadas para marcar os 300 anos da imagem de Aparecida e, também, os 100 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima ao longo da 55ª Assembleia dos Bispos do Brasil.

A missa do sábado, dia 29 de abril, às 7h30, será dedicada à nossa Senhora, com entronização da imagem, cantos e homilia especial. À noite, às 20h, encerrando o Retiro dos Bispos, acontece a peregrinação, procissão e celebração Mariana. Uma Sessão Mariana a ser realizada no dia 04 de abril, às 18h, encerra as comemorações durante a 55ª Assembleia dos Bispos do Brasil.

Informações: CNBB