No dia 12 de julho, o vice-presidente do Regional Sul 1 da CNBB e bispo de Mogi das Cruzes (SP), Dom Pedro Luiz Stringhini, recebeu os representantes do Regional Sul 1 da CNBB e frades da Fraternidade Missionária “O Caminho” (Fraternidade dos Pobres de Jesus), na Cúria Diocesana, para delinear a missão e ajudar no trabalho de evangelização da Igreja na África, especificamente na Diocese de Pemba, em Moçambique, com o envio de missionários para a região.
A proposta desta reunião aconteceu após Dom José Luiz Bertanha, presidente da Comissão de Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, receber uma carta do bispo brasileiro de Pemba, Dom Luiz Fernando Lisboa, apresentando a realidade da diocese e a necessidade da presença do Regional Sul 1 naquela região. O apelo de Dom Luiz Fernando foi apresentado na assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 e todos os bispos presentes acolheram, com espírito missionário, profético e solidário, o pedido de ajuda do bispo de Pemba.
Durante a reunião, Dom Pedro apresentou o Pe. Gilson Sobreiro de Araújo, fundador e superior da comunidade da comunidade Fraternidade Missionária “O Caminho”, que marca presença missionária junto aos pobres, em cerca de 80 lugares, com casas espalhadas pelo Brasil e outros países.
Na ocasião foram dados os primeiros passos do Projeto Missionário na África. Sentindo a necessidade de dar resposta à convocação de Dom Luiz e com o objetivo principal de anunciar e testemunhar Jesus Cristo e contribuir na formação de lideranças junto ao povo daquela região, a Fraternidade Missionária “O Caminho” poderá dispor, para o próximo ano, de três irmãs, um padre e um frei para a missão em Pemba, onde já se encontra o Pe. Salvador, da Diocese de Guarulhos.
Haverá uma próxima reunião, no final do mês de julho, em São Paulo, na Obra do Cenáculo Missionário, com a equipe do Conselho Missionário Regional (Comire). Em agosto, a reunião será em São Paulo, na sede do Regional, com a presença do bispo de Pemba, Dom Luiz Fernando Lisboa, a fim de se conhecer melhor a realidade daquela diocese.
A ação missionária da Igreja no Regional está em sintonia com a Comissão para Ação Missionária e cooperação interclesial, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cujo papel é promover a ação missionária e evangelizadora, a formação e atividade dos missionários, e a ajuda intereclesial, no Brasil e além-fronteiras.
A reunião contou ainda com a presença do secretário adjunto, Pe. João Carlos Deschamps de Almeida, acompanhado do diácono Domingues do Regional Sul 1 e do sr. Antonio Mercado, do setor administrativo da Diocese de Mogi das Cruzes.
Texto e foto: Regional Sul 1 da CNBB