A Igreja no Mundo | 57ª Assembleia Geral da CNBB

57ª Assembleia Geral da CNBB

Entre os dias 01 a 10 de maio, o bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, e o bispo emérito, Dom Paulo Mascarenhas Roxo, Opraem, participam da 57ª Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na cidade de Aparecida (SP). Neste ano, a AG tem a tarefa central de atualizar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da Igreja no Brasil para o quadriênio 2019 a 2023.

Podem participar os 309 bispos na ativa (com direito a voto), os 171 eméritos, os administradores apostólicos e representantes de organismos e pastorais da Igreja.

A 57ª AG, também, irá eleger a nova presidência da CNBB para o próximo quadriênio, que é composta pelo presidente, vice-presidente e secretário-geral. A Assembleia também elege 12 presidentes das comissões episcopais pastorais e o delegado e o suplente junto ao Conselho Episcopal Latino Americano (Celam).

Dom Pedro Luiz Stringhini pede orações a todos os diocesanos para o êxito da Assembleia Geral e que os direcionamentos sejam sempre para o crescimento do trabalho pastoral da Igreja Católica no Brasil.

A TV Aparecida irá realizar a cobertura da 57ª Assembleia Geral da CNBB, com a transmissão ao vivo das Santas Missas, diariamente, às 7h30, e boletins informativos. (Pela internet: http://www.a12.com/tv-aparecida)

Estrutura do documento – DGAE 2019-2023 que os bispos irão aprovar estão estruturadas a partir da imagem da comunidade cristã como “casa”. No centro, como eixo, está a Comunidade Eclesial Missionária, sustentada por “quatro pilares”: Palavra, Pão, Caridade e Missão.

O texto está estruturado em quatro partes. A primeira, que inclui uma introdução e o 1º capítulo, aprofunda os rumos da Igreja no mundo urbano atual. O 2º capítulo aprofunda o olhar dos discípulos missionários; o 3º capítulo trata da ideia-força da Igreja nas Casas, retomando a inspiração das primeiras comunidades cristãs; O 4º, e último capítulo, constitui-se de indicadores que apontam sobre qual que maneira a Igreja em Missão no Brasil pode estar presente da melhor maneira possível neste novo mundo urbano.

O desafio, após a 57ª AG, será transformar estas Diretrizes em projetos pastorais que, respeitando a unidade da Igreja em todo o Brasil, respondam às realidades regionalmente diversificadas.

Outros temas são prioritários: relatório do quadriênio, assuntos de liturgia, textos litúrgicos – CETEL, assuntos de Doutrina da Fé, relatório econômico e conjuntura eclesial: avaliação da Igreja no Brasil e da CNBB. Também serão abordados, no âmbito dos temas diversos, a análise sociopolítica do Brasil, a Campanha da Fraternidade em 2021, definição das Comissões Episcopais Pastorais e a 6ª Semana Social Brasileira.

12 comunicações, sobre diversos temas, integram a pauta desta assembleia: Laudato Si, Mês Missionário Extraordinário, Programa Missionário Nacional, Bispos Eméritos, Sínodo sobre os jovens, Sínodo Especial para a Pan Amazônia, Congresso Eucarístico Nacional, Comunhão e Partilha, Comissão para a Causa dos Santos, entre outros. Esta edição prevê, inicialmente, duas mensagens e carta final sendo uma ao papa Francisco e outra ao prefeito da Congregação para os Bispos.

Informações: CNBB