A Igreja no Mundo | Bispos Eméritos são recordados no 3º dia da AG

Bispos Eméritos são recordados no 3º dia da AG

Celebrando os apóstolos São Felipe e São Tiago e o terceiro dia da 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o nosso bispo emérito, Dom Paulo Mascarenhas Roxo, Opraem, presidiu a Celebração Eucarística desta sexta-feira, dia 03, no Altar Central do Santuário Nacional de Aparecida (SP).

Ao iniciar a homilia, o bispo fez referência à celebração da festa dos apóstolos Felipe e Tiago que sempre traz alegria aos bispos, incluindo os eméritos, pois faz lembrar que eles também são sucessores dos apóstolos. “Nós também pertencemos o colégio apostólicos e até acompanhamos atentos a aberturas e talvez surpresas a virem ainda do aprofundamento desejado do Papa Francisco da dimensão sinodal do ministério episcopal”.

Dom Paulo destacou a importância dos bispos eméritos e que eles têm muito a oferecer ainda ao serviço pastoral da Igreja. Também, fez uma reflexão sobre o evangelista Marcos que fala da escolha dos apóstolos feita pelo Senhor. “Chamou a si os que ele queria e eles foram até ele e constituiu 12 para que ficassem com Ele para enviá-los a pregar e trem autoridade para expulsar os demônios”.

Segundo o bispo, muitos eméritos ainda desenvolvem trabalhos nas suas dioceses e ressaltou, também, o tempo que os eméritos têm para se dedicar a oração pessoal e a possibilidade e oportunidade de dinamizar a dimensão mística e contemplativa da vocação episcopal, ficar com o Cristo. “Estreitando ainda mais os laços da comunhão com o Senhor, encontrando-nos com Ele de maneira mais explícita, com mais tempo, maior frequência e profundidade. Aceitando sempre convite aberto e forte para uma verdadeira experiência do Senhor ressuscitado”, lembra.

Dom Paulo destacou ainda os encontros silenciosos e confidenciais dos eméritos com o Senhor na Eucaristia. “No segredo de nossa capela partilhamos com o Senhor nossas coisas de idosos: incômodos, doenças, limitações, dependência, um pouco de solidão, dor de se sentir esquecido e tantas outras situações da idade avançada.”

Ao finalizar a reflexão, apontou que: “ficando com o Senhor em grande intimidade o bispo emérito longe de se desanimar, sentir-se velho, bebe na fonte da paz, esperança da alegria e da juventude do Senhor. Christus vivit”, citando ainda a Exortação Apostólica pós-sinodal aos Jovens e a todo o Povo de Deus, publicada em abril de 2019.

Atualmente, fazem parte do episcopado brasileiro 171 bispos eméritos e muitos deles participam da 57ª Assembleia Geral da CNBB.

Informações: CNBB

Foto: Reprodução TV Aparecida