Nossa Diocese | Festa do Divino Espírito Santo

Festa do Divino Espírito Santo

No dia 30 de maio tem início a tradicional Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes, que em 2019, irá refletir o tema “Divino Espírito Santo, renove a nossa fé e a transforme em missão”. As celebrações terminam no domingo de Pentecostes – data que a Igreja Católica celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos –, que neste ano será em 09 de junho.

A abertura na quinta-feira, dia 30, é na Praça Coronel Benedito de Almeida, s/n, em frente à Catedral Sant’Ana, às 18h, onde o Império do Divino é abençoado pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, e ainda, acontece o hasteamento da bandeira e levantamento do mastro. Antes, às 16h, os devotos se reúnem em frente à casa dos festeiros, localizada à Praça Rotary, 69, no centro da cidade, de onde partem para a Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes. Às 16h30, são recebidos pelo prefeito Marcus Melo e às 17h, seguem em direção à praça.

Em 2019, os festeiros são Marcelo Braz e Sueli Moraes Braz, e os capitães de mastro, Antônio Mercado e Maria Auxiliadora Mercado Martins.

Novena Preparatória

A novena preparatória é entre os dias 31 de maio a 08 de junho, com as celebrações eucarísticas às 19h30, na Catedral Sant’Ana. A missa de abertura no dia 31 será presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini.

Neste ano, o arcebispo metropolitano de São Paulo, o cardeal Odilo Pedro Scherer, irá participar pela primeira vez da Festa e será o presidente da celebração eucarística na quinta-feira, dia 06 de junho.

As outras missas da novena serão presididas pelos sacerdotes da diocese (programação completa abaixo).

Alvorada

A alvorada começa no sábado, dia 01 de junho. A procissão pelas ruas centrais de Mogi das Cruzes sai do Império do Divino Espírito Santo, na Praça Coronel Benedito de Almeida, sempre às 5h, entre os dias 01 a 09 de junho.

Na segunda-feira, dia 03, a procissão segue até o Cemitério São Salvador, localizado à Praça Antônio Nogueira, 101, bairro Centro, para a celebração da Santa Missa presidida pelo bispo diocesano.

Todos os dias, após a procissão, acontece o tradicional Café da Alvorada, que é servido no salão paroquial da Catedral Sant’Ana.

Missas Campais

Nos sábados, 01 e 08 de maio, às 15h, serão celebradas missas campais no espaço da quermesse, no Centro Municipal Integrado Deputado Maurício Najar (CMI). No primeiro sábado da festa, dia 01, a celebração eucarística será presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, e animada pelo missionário Dunga.

No dia 08, o Pe. Antônio Carlos de Menezes, pároco da Paróquia Santa Cruz, do bairro Ponte Grande, em Mogi das Cruzes, é quem irá presidir a Santa Missa.

Pentecostes e encerramento da Festa

E para celebrar o Pentecostes, dia da descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e encerrar a Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes, no domingo, dia 09 de junho, a procissão sai às 16h30, e em seguida, a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, na Catedral Sant’Ana.

Após a celebração eucarística, acontece a cerimônia de incineração dos pedidos que foram depositados nas urnas do Império, e fechamento do mesmo.

Divino Verde – 7ª Caminhada Ecológica

No sábado, dia 01, será realizada a Divino Verde, com 7ª Caminhada Ecológica, com saída da Avenida Cívica (em frente ao espaço da quermesse), no bairro Mogilar, e destino ao Parque Centenário. A concentração é a partir das 8h.

Para participar não há a necessidade de se inscrever. Após a caminhada, os participantes participam do plantio de mudas no Parque Centenário.

Quermesse e Entrada dos Palmitos

A tradicional quermesse acontece entre os dias 30 de maio a 09 de junho no Centro Municipal Integrado Deputado Maurício Najar (CMI). Sábados e domingos, a partir das 14h e dias da semana, a partir das 18h30.

Além das barracas típicas de comidas e bebidas, o espaço da quermesse traz uma programação cultural no palco central, com apresentações musicais.

A folclórica Entrada dos Palmitos é no sábado, dia 08 de junho. A concentração é na Rua Ricardo Vilela, na altura do nº 1200, e a saída do cortejo é às 9h e segue pelas ruas principais da região central de Mogi das Cruzes até a Catedral Diocesana.

Programação Novena Preparatória – 19h30 – Catedral Sant’Ana

31/05 – Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo de Diocese de Mogi das Cruzes (SP);

01/06 – Pe. Luiz Ricardo Cândido Silva, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Suzano;

02/06 – Pe. Claudio Antonio Delfino, pároco e vigários paroquiais da Catedral Diocesana Sant’Ana, em Mogi das Cruzes;

03/06 – Pe. João Paulo da Silva; pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Mogi das Cruzes;

04/06 – Pe. Leonardo Felix dos Santos, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Itaquaquecetuba;

05/06 – Pe. Diogo Shishito dos Santos, reitor do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, e concelebrada pelos formadores dos seminaristas da Diocese;

06/06 – Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo;

07/06 – Pe. Francisco Deragil de Souza, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Roque, em Mogi das Cruzes;

08/06 – Pe. Dorival Aparecido de Moraes, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Santuário Diocesano, em Mogi das Cruzes.

Missas no CMI – 15h

01/06 – Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo de Diocese de Mogi das Cruzes (SP);

08/06 – Pe. Antônio Carlos de Menezes, pároco da Paróquia Santa Cruz, no bairro Ponte Grande, em Mogi das Cruzes.

Catedral Sant’Ana

Praça Coronel Benedito de Almeida, s/n – bairro: Centro – Mogi das Cruzes/SP

Cemitério São Salvador

Praça Antônio Nogueira, 101 – bairro: Centro – Mogi das Cruzes/SP