Nossa Diocese | Carta Circular a respeito do Coronavírus - 27 de fevereiro de 2020

Carta Circular a respeito do Coronavírus - 27 de fevereiro de 2020

Aos Padres, Diáconos, Religiosos e Religiosas, Seminaristas, Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, Agentes de Pastorais, Movimentos e Associações e aos demais Fiéis Católicos nesta Diocese de Mogi das Cruzes.

CARTA CIRCULAR A RESPEITO DO VIRUS COVID-19 OU CORONAVIRUS

S. E. R. Dom Pedro Luiz Stringhini, nosso Bispo Diocesano, atento às notícias veiculadas na imprensa e sabedor de que em nosso país há notificações por parte das autoridades sanitárias da ocorrência de alguns casos confirmados e que existem  suspeitas de que possa haver outras pessoas infectadas pelo vírus COVID-19 (Coronavirus), encarregou-me de em seu nome, redigir a presente circular no intuito de orientar nossos fiéis para que tomem todas as cautelas necessárias para que se contenha a proliferação do vírus e minimizar os riscos de contágio.

Desta forma, recordo a todos, que prevalecem aquelas recomendações das autoridades sanitárias, válidas para quaisquer circunstâncias em que há risco de contágio de doenças, ou seja: evitar o contato direto, sem a devida proteção, com pessoas que estejam infectadas, lavar bem as mãos depois do contato físico e evitar aglomerações em locais com pouca ventilação, entre outras.

Evitando o alarmismo e o pânico, o senhor Bispo Diocesano ACONSELHA  que na medida do possível se adotem medidas preventivas, tais como: evitar o abraço da Paz nas celebrações eucarísticas; evitar o gesto de rezar o Pai Nosso e outras orações de mãos dadas; que os fiéis sejam orientados a receber a comunhão eucarística somente sob a forma do Pão e preferencialmente nas mãos, evitando receber a comunhão diretamente na boca.

Estas são recomendações do Sr. Bispo e não significam uma determinação normativa. Sendo assim não estão supressas as rubricas constantes nos livros litúrgicos que garantem o direito dos fiéis de receberem a comunhão na boca, se assim o desejarem.  (“...todo fiel tem sempre direito de escolher se deseja receber a sagrada comunhão na boca ou na mão” (Instrução Redemptoris Sacramentum, número 92).

Intensifiquemos nossas orações ao Senhor por todas as vítimas desta enfermidade que atinge milhares de pessoas no mundo inteiro e mantenhamo-nos unidos àqueles que se esforçam por combater a disseminação desta ameaça à saúde de tantas pessoas.

Saudações de paz no Cristo Senhor, no desejo de que todos possam vivenciar com toda intensidade este tempo da Quaresma e de Campanha da Fraternidade

Que o Senhor nos conceda a todos a graça de sua bênção, com muita saúde e alegria

Do irmão em Cristo,

Mons. Antônio Robson Gonçalves

Vigário Geral.

Mogi das Cruzes, 27 de fevereiro de 2020.