Nossa Diocese | Programação folclórica e social da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes é cancelada

A programação folclórica e social da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes 2020, programada para ocorrer de 21 a 31 de maio, que já havia sido adiada por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), foi cancelada após uma reunião entre o bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, e os festeiros, Mauro de Assis Margarido e Cícera Alecxandra de Oliveira, e capitães de mastro Maurimar Batalha e Roberta Fadoni Batalha, no dia 30 de abril. A decisão foi comunicada na manhã de sábado, dia 09 de maio, em reunião com representantes das entidades sociais que participam da Quermesse, na Associação Pró-Festa do Divino.

Para o período da Festa do Divino, festeiros e capitães de mastro planejam várias ações para comemorar o Dia de Pentecostes, data a Igreha celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e Nossa Senhora, como a celebração das missas da novena preparatória, de 22 a 30 de maio, de maneira não presencial e com transmissão online.

A celebração das missas da novena preparatória, que tradicionalmente ocorre na Catedral Sant'Ana, neste ano, será realizada na paróquia do padre presidente, sem a presença de devotos. Todas as missas terão a transmissão online e poderão ser acompanhadas pelo Facebook da Festa do Divino (https://www.facebook.com/festadodivinodemogidascruzes/). Além disto, outras ações estão sendo planejadas pelos festeiros e capitães de mastro para serem realizadas no período da festividade e que serão divulgadas a partir da próxima semana. Dentre elas, está a montagem do Subimpério na Catedral Sant'Ana.

"Durante este período em que Mogi das Cruzes e Região se tinge de vermelho, nós queremos manter isso com a expressão da vivência e devoção ao Espírito Santo ainda que nós não possamos nos encontrar fisicamente", ressaltou o Pe. Diogo Shishito dos Santos.

Ainda, durante o anúncio do cancelamento, os festeiros e capitães de mastro incentivaram que as entidades sociais produzam os quitutes comercializados durante os dias de Festa do Divino para fazer a venda online no período da festividade, com entregas via delivery ou até no sistema drive thru, como forma de angariar recursos. Os representantes das organizações sociais entenderam a situação e alguns afirmaram que já estão comercializando os produtos. É o caso da Comunidade Nossa Senhora Rosa Mística e da Paróquia Nossa Senhora da Piedade que já estão fazendo ações desse tipo.

Em 2021, a festa está marcada para acontecer entre os dias 13 a 23 de maio, com o mesmo tema e mantendo os casais de festeiros e capitães de mastro deste ano.

Reza via WhatsApp

Além disso, algumas atividades religiosas não pararam de ocorrer, apenas foram adaptadas ao atual momento. Em um cenário normal, por exemplo, as rezadeiras, rezadores e auxiliares estariam por percorrer os quatro cantos da cidade, indo às casas de famílias devotas para fazer a Coroa do Divino. Atualmente, com a ajuda da tecnologia, as rezas acontecem via WhatsApp. Cada rezadeira criou um grupo para fazer a Coroa do Divino e é por meio dessa ferramenta que elas levam mensagens de fé e esperança às famílias que pedem por orações e reforçam os pedidos de dias melhores.

Também, há a ação solidária, implantada pelos festeiros e capitães de mastro, como forma de prevenção ao novo coronavírus: a confecção e doação de máscaras a diversas entidades sociais. “A doação de máscaras protetoras continua, assim como a confecção delas que, no momento, estão sendo feitas por um grupo de oito voluntárias. Já doamos três mil máscaras. Uma empresa nos fez a doação de tecido de algodão e elásticos para que as nossas voluntárias confeccionem mais máscaras”, disse o festeiro Mauro.

O tema da festividade é: “Divino Espírito Santo, fortalecei-nos na caridade e conduzi-nos à santidade”.

Outras informações sobre a Festa do Divino podem ser obtidas por meio do e-mail: faleconosco@festadodivino.org.br

Informações: Maria Salas (AlexMar Comunicação)

Foto: Natália Amschinger (Divulgação)