Nossa Diocese | Aniversário sacerdotal

Aniversário sacerdotal

Em 2020, no dia 09 de agosto, o nosso bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, irá completar 40 anos de Ordenação Sacerdotal. Para celebrar a data, a Diocese de Mogi das Cruzes prepara uma missa de Ação de Graças, para o dia 08 de agosto, às 9h, na Catedral Sant’Ana.

Dom Pedro Luiz Stringhini foi ordenado sacerdote pelo então arcebispo metropolitano de São Paulo, cardeal Paulo Evaristo Arns, em 09 de agosto de 1980.

Também, a celebração será de Ação de Graças pelo 68 anos de ordenação sacerdotal do nosso bispo emérito, Dom Paulo Mascarenhas Roxo, Opraem, (20 a agosto de 1952); e in memoriam do aniversário de 86 anos de ordenação sacerdotal do primeiro bispo de Mogi das Cruzes, Dom Paulo Rolim Loureiro (15 de agosto de 1934).

Devido a pandemia da Covid-19, e ao seguir as orientações das autoridades de saúde para a não aglomeração de pessoas, na Catedral Sant’Ana é permitida a participação de cerca de 200 pessoas (número que deve incluir padres concelebrantes e seminaristas), referente a 30% da capacidade da Igreja, assim, solicitamos que os fiéis participem da celebração pelas redes sociais, através das páginas da Diocese de Mogi das Cruzes e da Catedral Sant’Ana no Facebook (facebook.com/DiocesedeMogidasCruzes/ e facebook.com/catedraldesantannamogi/).

Natural de Laranjal Paulista, no Estado de São Paulo, nasceu no dia 17 de agosto de 1953, foi ordenado sacerdote pela imposição das mãos de Dom Paulo Evaristo Arns, em 09 de agosto de 1980, na capital paulista.

No dia 10 de março de 2001, aconteceu a ordenação episcopal pelo então arcebispo de São Paulo, Dom Cláudio Hummes. E entre 2001 e 2009, Dom Pedro Luiz Stringhini foi bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.

Nomeado para a Diocese da região do Alto Tietê pelo Papa Bento XVI, no dia 19 de setembro de 2012, para suceder Dom Airton José dos Santos que tomou posse na Arquidiocese de Campinas. Dom Pedro Luiz Stringhini, foi transferido da Diocese de Franca, onde estava desde 2009, e tomou posse em Mogi das Cruzes no dia 24 de novembro de 2012.

Dom Pedro Luiz Stringhini é o quinto bispo da Diocese de Mogi das Cruzes, que compreende as cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.

- Bacharel em Letras pela Faculdade Anchieta (Jesuítas)/SP (1972-1974);

- Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia de Nossa Senhora da Assunção/SP (1977-1980);

- Mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (1987-1990);

- Cursos e pesquisa para o Doutorado em Sagrada Escritura pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1994-1995).

Cronologia

- 1980-1983: Pároco da Paróquia de São Mateus Apóstolo, Região Episcopal Belém/SP;

- 1984-1986: Reitor do Seminário de Filosofia Santo Cura D’Ars da Arquidiocese de São Paulo;

- 1987-1990: Estudos para o Mestrado em Exegese Bíblica, Roma/IT.

- 1991-2000: Professor de Bíblia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo; atendimento pastoral durante os finais de semana no assentamento “Sem Teto”, no Jardim da Conquista (Região Episcopal Belém); cursos para o doutorado em Roma e Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Tatuapé/SP;

- 2001-2009: Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo;

- 2007-2011: Presidente da Comissão Episcopal de Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB);

- 2010-2012: Terceiro bispo da Diocese de Franca/SP;

- 2012: em 19 de setembro, nomeado bispo da Diocese de Mogi das Cruzes e no dia 24 de novembro, posse como o quinto bispo da Diocese.

- 2015: em 10 de junho, eleito vice-presidente do Regional Sul 1 da CNBB

- 2018: em maio, assume a presidência do Regional Sul 1 da CNBB, após a transferência do então presidente, Dom Airton José dos Santos, para a Arquidiocese de Mariana (MG);

- 2019: em junho, foi reeleito como presidente do Regional Sul 1 da CNBB para o quadriênio 2019-2023.

Catedral Diocesana Sant’Ana

Praça Coronel Benedito de Almeida, s/nº - bairro: Centro - Mogi das Cruzes