Nossa Diocese | Ordenação Diaconal

Ordenação Diaconal

No dia 12 de dezembro, às 9h, a Diocese de Mogi das Cruzes celebra a ordenação diaconal dos seminaristas Domingos Alonso de Jesus e Ulisses Benedito Ramos Junior, pela imposição das mãos e prece consecratória do bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, na Catedral Sant’Ana, em Mogi das Cruzes.

Diaconato

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, o diaconato é o primeiro grau do sacramento da ordem, os candidatos desse grau se dedicam ao serviço da Igreja, auxiliam os padres nas Santas Missas, tem por função dentro da mesma a proclamação do Evangelho e o preparo do altar.

Na Igreja Católica, há dois tipos de diaconato: transitório, em que os ordenados após alguns meses nesse ministério passam para o segundo grau da ordem, o sacerdócio; e o permanente, que é destinado aos homens casados. No entanto, as funções são as mesmas para as duas formas de diaconato.

Conheça um pouco mais sobre os candidatos ao diaconato:

DOMINGOS ALONSO DE JESUS

Natural de São Paulo (SP), nasceu em 12 de fevereiro de 1978. Filho de Domingos José de Jesus e Benedita Alonso. Ingressou no Seminário Diocesano de Mogi das Cruzes em 18 de fevereiro de 2013. Realizou estágio pastoral nas paróquias Nossa Senhora Aparecida, em Arujá; Nossa Senhora de Lourdes, em Poá; Santa Rita de Cássia, em Itaquaquecetuba; São Pedro Apóstolo, no distrito de César de Souza, em Mogi das Cruzes; Nossa Senhora da Paz, em Ferraz de Vasconcelos; e Nossa Senhora do Socorro, em Mogi das Cruzes.

Escolheu como lema diaconal: "Pois este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi reencontrado." Lc 15,24

ULISSES BENEDITO RAMOS JUNIOR

Natural em Mogi das Cruzes (SP), nasceu em 7 de junho de 1995, no entanto, morou em Ferraz de Vasconcelos até entrar no seminário. Filho de Ulisses Benedito Ramos e Sueli Aparecida Dias Ramos. Ingressou no Seminário Diocesano de Mogi das Cruzes em 4 de fevereiro de 2013. Realizou estágio pastoral nas paróquias Santos Apóstolos, em Itaquaquecetuba; São Benedito, em Guararema; na Pastoral Vocacional Diocesana; e atualmente, Santa Cruz, em Mogi das Cruzes.

Escolheu como lema diaconal: "Que poderei retribuir ao Senhor Deus por tudo aquilo que ele fez em meu favor?" Sl 115(116)

----------

E neste ano, devido a pandemia do novo coronavírus, a celebração irá acontecer de acordo com as orientações das autoridades de saúde, como o uso obrigatório de máscaras e a não aglomeração de pessoas, na Catedral Sant’Ana é permitida a participação de cerca de 300 pessoas, referente a 40% da capacidade da Igreja.

A missa será transmitida pelas redes sociais, através das páginas da Diocese de Mogi das Cruzes e da Catedral Sant’Ana no Facebook (facebook.com/DiocesedeMogidasCruzes/ e facebook.com/catedraldesantannamogi/).

----------

Catedral Diocesana Sant'Ana