Nossa Diocese | Finados

Finados

Na próxima segunda-feira, 02 de novembro, Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, popularmente conhecido como Dia de Finados, o bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, preside a Santa Missa às 7h, no Cemitério Municipal São Salvador, localizado à Praça Antônio Nogueira, 101, no centro de Mogi das Cruzes.

Ainda no período da manhã no Cemitério São Salvador, haverá celebrações às 8h, 9h, 10h, 11h, e no período da tarde, às 15h e 16h. No distrito de Brás Cubas, no Cemitério Municipal da Saudade, localizado à Rua Capitão Joaquim de Mello Freire, 900, no bairro Vila Victória, a primeira missa é às 8h, em seguida, celebrações às 10h, 12h e 15h.

Além da programação dos outros cemitérios de Mogi das Cruzes e das demais cidades do Alto Tietê, que está em anexo, haverá missas na paróquias e comunidades (verificar o horário com a própria paróquia que deseja, os endereços e telefones estão no site da Diocese: diocesedemogi.org.br/paroquias.php).

Dia de Finados e Indulgência plenária

Finados é o dia em que a Igreja nos convida a rezar por aqueles que já se encontram na presença de Deus, e a olhar para isso à luz da fé, um momento de oração aos entes queridos já falecidos.

Nesta data, também, concede-se a Indulgência Plenária a um fiel falecido, assim, pede-se que aos que visitarem o cemitério, rezem (mesmo que mentalmente pelos defuntos), façam a confissão sacramental, a comunhão eucarística e oração na intenção ao Santo Padre (como um Pai Nosso ou uma Ave Maria, por exemplo). De acordo com o Catecismo da Igreja Católica (CIC): “A indulgência é a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada; remissão que o fiel devidamente disposto obtém em certas e determinadas condições pela ação da Igreja que, enquanto dispensadora da redenção, distribui e aplica, por sua autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos. Em geral, a obtenção das Indulgências exige determinadas condições e o cumprimento de certas obras”.

Em 2020, a Penitenciaria Apostólica da Santa Sé decretou que a Indulgência Plenária do dia 02 de novembro, estabelecida por ocasião da Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos para aqueles que visitam piedosamente uma igreja ou um oratório e ali rezam o Pai-Nosso e o Credo, pode ser transferida não apenas para o domingo precedente ou seguinte ou para o dia da Solenidade de Todos os Santos, mas também para outro dia do mês de novembro, à livre escolha de cada fiel. “Este ano, nas atuais contingências devidas à pandemia da Covid-19, as Indulgências Plenárias para os fiéis defuntos serão prorrogadas para todo o mês de novembro, adequando as obras e condições a fim de garantir a incolumidade dos fiéis.”, afirma o Decreto da Penitenciaria Apostólica sobre as Indulgências Plenárias publicado no dia 23 de outubro.

PROGRAMAÇÃO DE MISSAS NOS CEMITÉRIOS – 02/11/2020

ARUJÁ

BIRITIBA MIRIM

FERRAZ DE VASCONCELOS