Nossa Diocese | Nova Igreja do Mosteiro da Transfiguração

Nova Igreja do Mosteiro da Transfiguração

No dia 01 de novembro, a Congregação Camaldolense da Ordem de São Bento (OSBCam) do Mosteiro da Transfiguração, na Serra Itapety, inaugurou, oficialmente, as celebrações da na nova Igreja, dedicada ao mesmo mistério da Transfiguração – mistério de Cristo e proposta de vida para todo discípulo, a fim de deixar-se transfigurar/transformar no próprio Cristo.

O projeto elaborado com a contribuição decisiva do querido autor de arte sacra, Claudio Pastro, que faleceu em 2016, e conhecido pela decoração iconográfica do Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

A igreja tem a forma de uma tenda, para lembrar que o povo de Deus se reúne e está a caminho na fé e que Deus está a caminho com ele. A disposição do espaço interno da Igreja corresponde ao simbolismo sacramental e às exigências de uma simples e harmônica celebração. Centro de irradiação e ponto de referência do olhar e do coração da assembleia celebrante, é o maciço altar e o solene ambão: ideal unidade da mesa da eucaristia e da Palavra. Ao centro da parede do Abside domina, em uma luz transparente, o grande Ícone da Transfiguração.

Na cena da Transfiguração de Jesus não aparecem os três apóstolos Pedro, João e Thiago, que participaram com Jesus ao evento: hoje somos nós, e cada um da assembleia celebrante, chamados por Jesus a nos unirmos a Ele, no evento que pode transfigurar a nossa vida como seus discípulos. Ao lado da Transfiguração, está o ícone de Nossa Senhora do Conforto, padroeira da Congregação Camaldolense.

A assembleia dos fieis, distribuídos na nave que pode acolher até 200 pessoas, participa ativamente da celebração, sentindo-se sempre perfeitamente integrada. A estrutura, no conjunto, exprime uma beleza simples, um sentido de harmonia e de acolhida, o respiro de uma comunidade orante, Casa de Deus, Casa do seu Povo.

Uma verdadeira oportunidade, pelas comunidades da região de Mogi das Cruzes, para encontrar-se com uma igreja que responde na melhor maneira às exigências da reforma litúrgica e de boas celebrações, e para desenvolver uma fecunda catequese litúrgica a partir da mesma estrutura arquitetônica.

Pe. Frei Dom Emanuele Bargellini, OSBCam.

Congregação Camaldolense da Ordem de São Bento (OSBCam)

Mosteiro da Transfiguração

Rodovia Pedro Eroles Km 41,5 - Itapety - Mogi das Cruzes - SP