Nossa Diocese | Igreja Nossa Senhora D´Ajuda

Igreja Nossa Senhora D´Ajuda

O trabalho de restauração da Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda, em Itaquaquecetuba (SP), que teve início em 2014, está perto de encerrar mais uma fase: a conclusão da paredes externas e a fachada. O próximo e último passo, é o restauro das janelas e vitrais, imagens e altares.

Em cada etapa, uma área da Igreja é escolhida para a reparação. As paredes e colunas foram trabalhadas nos anos de 2014 e 2015, em seguida, foi a vez do telhado, concluído em 2018. No ano seguinte, o restauro interno, e em 2020 e 2021, a fachada. A meta é terminar toda a restauração antes de 2024, quando a Igreja irá completar 400 anos de fundação.

Todo este cuidado com a Igreja e história do prédio é um empenho do pároco da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda, Pe. Luiz Renato de Paulo, e de toda a comunidade, que participa efetivamente ao contribuir com as doações para a restauração. “Só tenho que agradecer aos fiéis pelo apoio em todo o trabalho realizado até nos dias de hoje e que se não fosse esta ajuda não seria possível conservar a história de nossa Igreja e do nosso município de Itaquaquecetuba. Por isto, Deus lhe pague!”, destacou o sacerdote.

Histórico

O primeiro registro da Igreja tem data ainda no século XVI, no antigo aldeamento de Itaquaquecetuba, povoado pelos indígenas e os colonizadores recém chegados do império.

A fundação é do ano de 1624, em que foi construída a primeira capela pelo Pe. João Álvares e dedicada a Nossa Senhora D’Ajuda. Em 1700, aconteceu a chegada dos sacerdotes jesuítas que fizeram a primeira reparação do prédio e até hoje, mantém tais características.

Já no início do século XX, os padres da Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas) chegaram ao Brasil e ficaram responsáveis pela Igreja Nossa Senhora D’Ajuda. Neste período, fizeram algumas mudanças na construção.

No ano de 2014, a Igreja Matriz de Itaquaquecetuba foi tombada como patrimônio histórico do município na categoria de bem cultural, histórico, arquitetônico e ambiental. E desde então, a comunidade juntamente com o pároco Pe. Luiz Renato de Paula realizam os trabalhos de restauro, para preservar as características do prédio com o grande desejo de celebrar os 400 anos de fundação em 2024.

Para quem quiser colaborar com doações para a restauração, é possível fazer um depósito bancário.

Mitra Diocesana de Mogi das Cruzes – Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda

Ag: 2180-6 | CC: 46038-9