Nossa Diocese | Tríduo Pascal

Tríduo Pascal

No dia 01 de abril, Quinta-feira Santa, inicia o Tríduo Pascal, o período litúrgico mais importante para os cristãos católicos, quando celebram de modo especial os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

A primeira liturgia é a missa da Ceia do Senhor (Lava-pés), na Quinta-feira Santa, às 18h, presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, na Catedral Sant’Ana. Recorda a última ceia de Cristo com os apóstolos antes da crucificação, é a instituição da Eucaristia e do Sacramento da Ordem, presente na ação do serviço (o lavar os pés é um símbolo de estar a serviço). Em 2021, como aconteceu no ano passado, o rito do Lava-Pés, a transladação e a adoração eucarística presencial serão omitidos.

Na Sexta-Feira da Paixão de Cristo, 02 de abril, dia de Jejum e abstinência – única data do ano em que não há missas na Igreja Católica – é a Celebração da Paixão do Senhor e Adoração da Cruz, às 15h, na Catedral Diocesana Sant’Ana, com Dom Pedro Luiz Stringhini. Entre as alterações estão o acréscimo na Oração Universal da intenção especial pelos doentes, pelos falecidos e pelos que sofreram alguma perda durante a pandemia, e a não realização do beijo na cruz durante a adoração da Santa Cruz.

No Sábado Santo, dia 03 de abril, a Missa da Vigília Pascal (Celebração da Luz e Renovação das Promessas Batismais), presidida por Dom Pedro Luiz Stringhini é às 18h, na Catedral Sant’Ana. É a celebração mais importante do calendário litúrgico da Igreja Católica, quando a Igreja se coloca em vigília à espera da vitória de Jesus sobre a morte.

No domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor, dia 04 de abril, o bispo diocesano celebra às 11h, na Catedral Sant’Ana.

De acordo com a Fase Emergencial do Plano SP, as celebrações serão sem a presença dos fiéis, de maneira privada, para evitar a propagação da Covid-19, com a transmissão ao vivo da página Catedral Sant’Ana no Facebook (facebook.com/catedraldesantannamogi).

No site da Diocese, é possível encontrar as páginas das paróquias nas redes sociais para acompanhar as celebrações (http://diocesedemogi.org.br/paroquias.php).

CATEDRAL DIOCESANA SANT´ANA - MOGI DAS CRUZES
SANTUÁRIO DIOCESANO SENHOR BOM JESUS - IGREJA SÃO BENEDITO - MOGI DAS CRUZES