Nossa Diocese | Festa do Divino

Festa do Divino

“Divino Espírito Santo, fortalecei-nos na caridade e conduzi-nos à santidade”

Entre os dias 13 a 23 de maio, na Catedral Sant’Ana, acontece a tradicional Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes, com o tema “Divino Espírito Santo, fortalecei-nos na caridade e conduzi-nos à santidade”.

Os festeiros, Mauro de Assis Margarido e Cícera Alecxandra de Oliveira, e os capitães de mastro, Maurimar e Roberta Fadoni Batalha, responsáveis em 2020 foram mantidos para este ano. Ainda, devido à pandemia da Covid-19, não será possível realizar a programação completa como de costume, como as procissões e a quermesse, no entanto, as alvoradas estão de volta, mas sem cortejo pelas ruas. Elas ocorrerão a partir do dia 14 de maio, dentro da Catedral de Sant´Ana.

A abertura nesta quinta-feira, dia 13, às 18h30, com a benção do Império do Divino pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, e o hasteamento da bandeira e levantamento do mastro. Antes, às 16h, os devotos se reúnem em frente à casa dos festeiros, no bairro Vila Suíssa, de onde partem em carreata para a Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes.

A novena preparatória é entre os dias 14 a 22 de maio, na Catedral Sant’Ana (abaixo a programação completa).

E para celebrar o Pentecostes, dia da descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e encerrar a Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes, no domingo, dia 23 de maio, o bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, preside a missa às 17h30, na Catedral Sant’Ana.

Para todas as celebrações, a Diocese segue com atenção aos cuidados e as orientações das autoridades de saúde para evitar a propagação da Covid-19, como o uso obrigatório de máscaras e a não aglomeração de pessoas, respeitando o número de 30% da capacidade da Igreja. Quem quiser participar das celebrações terá que fazer o agendamento através do site: www.festadodivino.org.br

As transmissões das missas e das alvoradas, além de outras ações da Festa do Divino, serão feitas pelo Facebook (/FestadoDivinodeMogidasCruzes) e YouTube (/FestadoDivinodeMogidasCruzesSP).

Programação Novena Preparatória – 19h – Catedral Sant’Ana

14/5 – Missa de abertura da novena preparatória, presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini;

15/5 – Pe. Marcos Sulivan Vieira, reitor do Santuário Diocesano Senhor Bom Jesus – Igreja São Benedito, em Mogi das Cruzes;

16/5 – Pe. Claudio Antonio Delfino, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Roque, em Mogi das Cruzes;

17/5 – Pe. Antônio Carlos Cuba Fernandes, pároco da Paróquia Cristo Rei, em Mogi das Cruzes;

18/5 – Pe. Jonas Cunha, pároco da Paróquia Santa Helena, em Suzano;

19/5 – Pe. Antônio Maria;

20/5 – Pe. João Paulo da Silva, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Mogi das Cruzes;

21/5 – Monsenhor Antônio Robson Gonçalves, reitor do Santuário Diocesano Sagrado Coração de Jesus;

22/5 – Pe. Dorival Aparecido de Moraes, pároco da Paróquia Sant’Ana e cura da Catedral Diocesana;