Nossa Diocese | Ordenação Diaconal

Ordenação Diaconal

No dia 04 de dezembro, a Diocese de Mogi das Cruzes celebra a ordenação diaconal dos seminaristas Anderson Lima Pereira, Felipe Vichi Yaguinuma, Jeferson Calidonio André, João Lucas dos Santos, Leonardo de Souza Godoy, Luiz Felipe Cruz e Vinícius Teodoro Vilela, pela imposição das mãos e prece consecratória do bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini. A celebração será às 9h, na Catedral Sant’Ana, em Mogi das Cruzes.

Diaconato

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, o diaconato é o primeiro grau do sacramento da ordem, os candidatos desse grau se dedicam ao serviço da Igreja, auxiliam os padres nas Santas Missas, tem por função dentro da mesma a proclamação do Evangelho e o preparo do altar.

Na Igreja Católica, há dois tipos de diaconato: transitório, em que os ordenados após alguns meses nesse ministério passam para o segundo grau da ordem, o sacerdócio; e o permanente, que é destinado aos homens casados. No entanto, as funções são as mesmas para as duas formas de diaconato.

Catedral Diocesana Sant'Ana

Praça Coronel Benedito de Almeida, s/nº - Centro - Mogi das Cruzes/SP

Pequena biografia dos seminaristas

Anderson Lima Pereira

Natural de Irituia (PA), nasceu em 20 de fevereiro de 1991. Filho de Ambrosio Pereira e Maria Osvalene Lima. Licenciado em Filosofia pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA). Em 2018, iniciou os estudos teológicos na Faculdade Paulo VI, na Diocese de Mogi das Cruzes. Atualmente, realiza estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora do Socorro, em Mogi das Cruzes.

Escolheu como lema diaconal: “Per Cor Mariae ad IESUM” (Pelo Coração de Maria para JESUS).

Felipe Vichi Yaguinuma

Natural de Mogi das Cruzes (SP), nasceu em 17 de maio de 1988. Filho de Agnaldo Marcio Yaguinuma e Rita de Cassia Vichi Yaguinuma. Em 2014, ingressou no Seminário Diocesano de Mogi das Cruzes. Realizou estágio pastoral nas paróquias: Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Roque, em Mogi das Cruzes; Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Salesópolis; Paróquia São Paulo Apóstolo, em Ferraz de Vasconcelos; Paróquia Santa Isabel de Portugal, em Itaquaquecetuba; e também, na residência episcopal com o bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini.

Escolheu como lema diaconal: “A mãe de Jesus disse aos diáconos: fazei tudo o que ele vos disser.” Jo 2,5

Jefferson Calidonio Andre

Natural de São Paulo (SP), nasceu em 10 de Janeiro de 1995. Filho de Pedro Felicidade Andre e Maria de Fátima Calidonio André. Em 2013, ingressou no Seminário Diocesano de Mogi das Cruzes. Realizou estágio pastoral nas paróquias: São José Operário, no distrito de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes; Nossa Senhora dos Remédios, em Salesópolis; São Pedro Apóstolo, no distrito de César de Souza, em Mogi das Cruzes; e atualmente, na Nossa Senhora da Paz, em Ferraz de Vasconcelos.

Escolheu como lema diaconal: “Caritas Christi Urge nos” (O amor de Cristo nos impele) 2Cor 5,14

João Lucas dos Santos

Natural de Passa Quatro (MG), nasceu em 29 de novembro de 1989. Filho de João Bosco dos Santos e Célia de Fátima de Campos Santos. Em 2014, ingressou no Seminário Diocesano de Mogi das Cruzes. Realizou estágio pastoral nas paróquias Bom Pastor, em Suzano; Santa Cruz e Santa Margarida D'Youville, em Ferraz de Vasconcelos; Nossa Senhora de Lourdes, em Poá; e atualmente, Santa Rita de Cássia, em Itaquaquecetuba.

Escolheu como lema diaconal: "É justo que muito custe, o que muito vale.”

Santa Teresa D'Ávila

Leonardo de Souza Godoy

Natural de Mogi das Cruzes, nasceu em 14 de agosto de 1996. Filho de Benedito de Godoy Neto e Maria de Lourdes de Souza Godoy. Em 2014, ingressou no Seminário Diocesano de Mogi das Cruzes. Realizou estágio pastoral nas paróquias Santa Rita de Cássia, em Itaquaquecetuba; São José Operário, no distrito de Jundiapeba, e Nossa Senhora de Fátima, os dois em Mogi das Cruzes.

Escolheu como lema diaconal: “Como o Pai me amou, eu vos amei: permanecei no meu amor.” Jo 15,9

Luiz Felipe de Medeiros Costa Cruz

Natural do Rio de Janeiro (RJ), nasceu em 13 de outubro de 1989. Filho de Luiz Carlos Costa Cruz e Márcia de Medeiros Costa Cruz. Em 2020, ingressou Seminário Diocesano de Mogi das Cruzes. Realizou estágio pastoral no Santuário Diocesano Senhor Bom Jesus – Igreja de São Benedito e Paróquia São João Batista, os dois, em Mogi das Cruzes.

Escolheu como lema diaconal: “O Senhor providenciará todas as coisas.” Gn 22, 14

Vinicius Teodoro Vilela

Natural de Mogi das Cruzes (SP), nasceu em 12 de outubro de 1995, filho de Marcos Vilela e Cláudia Teodoro de Carvalho. Em 2013, ingressou no Seminário Diocesano de Mogi das Cruzes. Realizou estágio pastoral nas paróquias Nossa Senhora D'Ajuda, em Itaquaquecetuba; Nossa Senhora da Paz, em Ferraz de Vasconcelos; Nossa Senhora do Carmo, em Itaquaquecetuba; Catedral Sant'Ana, em Mogi das Cruzes, e, atualmente, na residência episcopal com o bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini.

Escolheu como lema diaconal: "Ipsa Duce" (Conduzido por Ela)

Inspirado em uma frase de um texto de São Bernardo de Claraval

Anderson Lima Pereira