Nossa Diocese | Comunicado - 11/11/2021

Comunicado - 11/11/2021

Nomeação para a Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI

O Exmo. e Revmo. Sr. Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo diocesano de Mogi das Cruzes, depois de ouvir o parecer dos membros do Colégio de Consultores que se reuniu nesta quinta-feira, dia 11 de novembro, resolveu por bem nomear o Revmo. Pe. Thiago Cosmo da Silva como novo diretor acadêmico da Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI para o quadriênio 2021-2025.

A Diocese de Mogi das Cruzes agradece o trabalho e os bons préstimos do Revmo. Pe. Cláudio Francisco de Oliveira, da Diocese de São Miguel Paulista (SP), que com muita dedicação esteve à frente da instituição no último quadriênio 2017-2021.

A posse do Revmo. Pe. Thiago Cosmo da Silva será no dia 17 de dezembro de 2021, com local e horário a ser comunicados a posteriori.

Currículo Pe. Thiago Cosmo da Silva

Pe. Thiago Cosmo da Silva foi ordenado presbítero em 2013 pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini. De 2013 a 2015, foi secretário do bispado de Mogi das Cruzes (SP); de 2013 a 2016, capelão universitário; de 2014 a 2016, assessor eclesiástico para a Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes; e, no mesmo período, reitor do Seminário Menor Diocesano.

O sacerdote, também, foi vigário na Catedral e na Paróquia São João Batista, no bairro Jardim Camila, Mogi das Cruzes.

Em agosto de 2016, Pe. Thiago Cosmo foi enviado a Roma para dar continuidade aos estudos na Pontifícia Universidade Gregoriana (Vaticano). Em 2017, foi aluno da Kreuzberg Institut na cidade de Bonn, na Alemanha. No ano seguinte, laureado mestre em Filosofia com especialização em Filosofia da Religião pela Pontifícia Universidade Gregoriana e, na sequência, iniciou o doutorado em Filosofia. Desde 2018, tem se dedicado à pesquisa e elaboração da tese doutoral sobre a Metafísica de Aristóteles e o ateísmo prático.

De 2018 a 2020, foi pároco da Paróquia São Jorge, cidade de Pereto, na Diocese de Avezzano, na Itália. Retornou ao Brasil em outubro de 2020, e em fevereiro deste ano, tomou posse como pároco da paróquia Sagrada Família, no distrito Botujuru, em Mogi das Cruzes.

Tem como lema sacerdotal: “Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor” (Sl. 88).

Chancelaria da Cúria Diocesana

Mogi das Cruzes – 11 de novembro de 2021