Home

Nossa Diocese | Abertura das celebrações do Jubileu de Diamante

Abertura das celebrações do Jubileu de Diamante

No dia 30 de dezembro de 2021, a Diocese de Mogi das Cruzes completou 59 anos de instalação e abriu as comemorações do Jubileu de Diamante de criação e instalação, em missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, na Catedral Sant’Ana, que reuniu os sacerdotes diocesanos e religiosos, diáconos, seminaristas e leigos e leigas.

 

Padroeira da Diocese, Sant’Ana está no tema do Jubileu: “Senhora Sant’Ana, doce mãe deste rincão, fortalecei-nos na missão!”.

 

Na homilia, Dom Pedro Luiz Stringhini fez um pequeno retrato da Diocese ao relembrar momentos e pessoas que fizeram e ainda, fazem parte da história. Também, destacou a missão da Igreja e das dioceses, que são as Igrejas particulares. “Pois a missão evangelizadora da Igreja católica e de cada Igreja particular (diocese) se enquadra nessas três mensagens: anunciar a Palavra de Deus que leva ao conhecimento do Pai; libertar o mundo da corrupção do pecado, do egoísmo e da injustiça, para transformá-lo em Reino de paz e de amor; e, desta forma, progredir na fidelidade à vontade de Deus. Podemos perguntar: o que Deus desejava, há cinquenta e nove anos, quando da instalação da Diocese de Mogi das Cruzes?”.

 

Criada pela Bula “Quo Christiana” do Papa João XXIII, em 09 de junho de 1962, a Diocese de Mogi das Cruzes foi instalada aos 30 de dezembro de 1962 e, atualmente, é composta pelos municípios Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.

 

 

Programação do Jubileu

 

Após a abertura no dia 30 de dezembro de 2021, todo dia 30 do mês durante o ano de 2022, uma cidade da Diocese irá receber a visita da Imagem Peregrina de Sant’Ana, padroeira da Diocese, que percorrerá todas as paróquias do município. A primeira será Santa Isabel, no dia 30 de janeiro de 2022.

 

Em junho, teremos a celebração jubilar da Criação da Diocese de Mogi das Cruzes. No dia 02 de julho, a Romaria ao Santuário Nacional de Aparecida, e a Festa Diocesana Evangelizai, entre os dias 17 a 20 de novembro.

 

Por fim, o encerramento das atividades, no dia 30 de dezembro, com a grande Celebração do Jubileu de Diamante para comemorar os 60 anos de instalação da nossa Diocese.

 

Veja o álbum: clique aqui.