Nossa Diocese | No dia 31 de janeiro, a Diocese de Mogi das Cruzes celebra a ordenação diaconal de seis seminaristas

No final deste mês, no dia 31, a Diocese de Mogi das Cruzes celebra a ordenação diaconal dos seminaristas Aleksandro Basseto Moreira, Carlos Duarte Guimarães, Luiz Ricardo Cândido da Silva, Müller Aparecido do Prado, Rogério Aparecido Leite e Rogério Oliveira pela imposição das mãos e prece consecratória do bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini.

A celebração será na cidade de Itaquaquecetuba, às 10h, na Paróquia Santos Apóstolos, localizada à Rua Capela do Alto, 86, no bairro Vila Virgínia.

Diaconato

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, o diaconato é o primeiro grau do sacramento da ordem, os candidatos desse grau se dedicam ao serviço da Igreja, auxiliam os padres nas Santas Missas, tem por função dentro da mesma a proclamação do Evangelho e o preparo do altar.

Na Igreja Católica, há dois tipos de diaconato: transitório, em que os ordenados após alguns meses nesse ministério passam para o segundo grau da ordem, o sacerdócio; e o permanente, que é destinado aos homens casados. No entanto, as funções são as mesmas para as duas formas de diaconato.

Aleksandro Basseto Moreira

Natural da cidade de São Caetano do Sul/SP, nasceu em 15 de dezembro de 1985. Filho de João Alves Moreira Filho e Maria Lucia Basseto Moreira. Em 2001, iniciou a caminhada vocacional no Seminário Menor da Ordem dos Franciscanos Menores Conventuais. Em 2005, ingressou no Seminário Maior Sagrado Coração e Jesus e concluiu o curso de Filosofia. Em 2011, retornou ao seminário para concluir o curso de Teologia. Realizou estágio pastoral nas paróquias Nossa Senhora D’Ajuda (Itaquaquecetuba), São Bento do Parateí (Guararema), Santa Rita de Cássia (Suzano) e Nossa Senhora Aparecida e São Roque (Mogi das Cruzes). Em 2013, acompanhou a Pastoral Vocacional Diocesana e no ano seguinte, desempenhou a função de cerimoniário do bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini. Após a ordenação diaconal, irá exercer o ministério na Paróquia Santos Apóstolos, em Itaquaquecetuba.

Escolheu como lema diaconal: “Antes mesmo de te modelar no ventre materno eu te conheci, eu te consagrei profeta para as nações.” (Jr 1,5)

Carlos Duarte Guimarães

Natural de São Sebastião do Rio Verde/MG, nasceu em 14 de outubro de 1980. Filho de José Carlos Guimarães (in memoriam) e Ivone Clareth Duarte Guimarães. Em 2004, ingressou no Instituto dos Pobres de Jesus Cristo, professou os primeiros votos em 2007 e os votos perpétuos em 2010. Em 2012, deixou o Instituto. Em 2013, ingressou no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus da Diocese de Mogi das Cruzes. Realizou estágio pastoral na Paróquia Cristo Redentor (Itaquaquecetuba). Após a ordenação diaconal, irá exercer o ministério na Residência Episcopal, em Mogi das Cruzes.

Escolheu como lema diaconal: “Anunciar o Evangelho não é título de glória para mim; é, antes, necessidade que se me impõe. Ai de mim, se eu não pregar o Evangelho.” (1 Cor 9,16).

Luiz Ricardo Cândido da Silva

Natural de Mogi das Cruzes/SP, nasceu em 25 de setembro de 1987. Filho de José Ricardo Silva (in memorian) e Elza Aparecida Cândido da Silva. Em 2007, ingressou na Casa Propedêutica Nossa Senhora do Socorro e no ano seguinte, no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus. Realizou o estágio pastoral nas paróquias São Pedro Apóstolo e São Benedito (César de Souza – Mogi das Cruzes), Nossa Senhora da Paz (Ferraz de Vasconcelos), Nossa Senhora Aparecida e São Roque (Mogi das Cruzes), e na Pastoral Vocacional. Em 2014, se dedicou à Casa Propedêutica Nossa Senhora do Socorro. Após a ordenação diaconal, irá exercer o ministério na Casa Propedêutica e na Paróquia Sagrada Família, em Mogi das Cruzes.

Escolheu como lema diaconal: “Estou no meio de vós como aquele que serve.” (Lc 22,27b)

Müller Aparecido do Prado

Natural de Santa Isabel/SP, nasceu em 9 de outubro de 1987. Filho de Maria Neide do Prado. Em 2007, ingressou na Casa Propedêutica Nossa Senhora do Socorro e no ano seguinte, no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus. Realizou o estágio pastoral nas paróquias Divino Espírito Santo (Suzano), Nossa Senhora da Paz (Ferraz de Vasconcelos), Bom Pastor (Suzano) e São José (Salesópolis). Após a ordenação diaconal, irá exercer o ministério na Paróquia São José, em Salesópolis.

Escolheu como lema diaconal: “O amor de Cristo nos impele.” (2Cor 5,14a)

Rogério Aparecido Leite

Natural de Guararema/SP, nasceu em 25 de fevereiro de 1980. Filho de Clementino Eduardo Leite e Bertolina Barbosa Leite. Em 2007, ingressou na Casa Propedêutica Nossa Senhora do Socorro e no ano seguinte, no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus. Realizou estágio pastoral nas paróquias Nossa Senhora da Paz (Mogi das Cruzes), Sant’Ana (Mogi das Cruzes), São José Operário (Mogilar - Mogi das Cruzes), Nossa Senhora de Fátima (Ferraz de Vasconcelos) e Nossa Senhora de Lourdes (Poá). Após a ordenação diaconal, irá exercer o ministério na Paróquia Cristo Redentor, em Itaquaquecetuba.

Escolheu como lema diaconal: “Pela caridade, colocai-vos a serviço uns dos outros.” (Gl 5,13b)

Rogério de Oliveira

Natural de Mogi das Cruzes, 29. Filho de Edival Pedro de Oliveira e Célia Regina Monteiro de Oliveira. Em 2007, ingressou na Casa Propedêutica Nossa Senhora do Socorro e no ano seguinte, no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus. Realizou estágio pastoral nas paróquias Santa Rita de Cássia (Suzano), Nossa Senhora das Graças (Itaquaquecetuba), São José (Salesópolis) e Nossa Senhora do Socorro (Mogi das Cruzes). Após a ordenação diaconal, irá exercer o ministério na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Itaquaquecetuba.

Escolheu como lema diaconal: “É necessário que ele cresça e eu diminua” (Jo 3,30)

Paróquia Santos Apóstolos

Rua Capela do Alto, 86 – Bairro: Vila Virgínia – Itaquaquecetuba/SP