Nesta sexta-feira, 24 de junho, o Pe. Giovanni Cosimati, pároco da Paróquia Santos Apóstolos, em Itaquaquecetuba (SP), completa 60 anos de sacerdócio, e a comunidade se prepara para celebrar a data do missionário italiano, que chegou ao Brasil em 1977.
Para a festa do Jubileu de 60 anos de sacerdócio nesta sexta-feira, 24 de junho – que coincidiu com a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus deste ano (festa com data móvel) –, haverá duas missas de Ação de Graças na Paróquia Santos Apóstolos, às 10h, presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, e às 19h30, presidida pelo próprio Pe. Giovanni Cosimati. Ainda, entre os dias 15 a 23 de junho, é rezada a novena ao Sagrado Coração de Jesus e em preparação para a festa do Jubileu.
Pe. Giovanni Cosimati
Pe. Giovanni Cosimati nasceu na cidade Cese de Avezzano, na Itália, em 10 de novembro de 1935, e foi ordenado sacerdote em 24 de junho de 1962 na Diocese de Marsi (IT), atual na Diocese de Avezzano.
Em 1976, Pe. Giovanni decidiu tornar-se um missionário “Fidei Donum”, uma escolha inspirada pela encíclica de mesmo nome do Papa Pio XII, fez um curso de preparação e em 1977 partiu para o Brasil. Após a chegada, ficou por seis meses em uma Igreja na cidade de Guarulhos (SP), que pertencia à Diocese de Mogi das Cruzes na época, e em 13 de novembro de 1977, foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda, até então, a única paróquia do município de Itaquaquecetuba (SP).
Nestes 45 anos de Brasil, grande é o legado para a Diocese, principalmente, em Itaquaquecetuba, onde ajudou a construir 19 capelas, entre elas, a Igreja Matriz da Paróquia São Bartolomeu, a Igreja nova da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e a última, a Matriz da Paróquia Santos Apóstolos, da qual é pároco desde março de 2013.
O Jubileu de 60 anos de sacerdócio do Pe. Giovanni Cosimati é parte das comemorações do Jubileu da Diocese de Mogi das Cruzes, que também completa 60 anos de criação e instalação em 2022.
“Como haveria de retribuir ao Senhor por todo o bem que me fez? (Sl 116,18)
Obrigado, Meu Deus, pelos sessenta anos de vida Sacerdotal, vividos a serviço do Evangelho, pela construção do Reino de Deus. Que alegria poder colaborar com Jesus, pela salvação da humanidade.
Perdoa-me Senhor pelo bem que podia ter feito e não fiz.
Acompanha-me Senhor, neste resto de vida que me concedes, para que o viva intensamente, pela Tua Glória e pelo bem da Igreja. E tu ó Mãe Santíssima, intercede junto do teu Filho Jesus pela minha santificação.”
Pe. Giovanni Cosimati
24 de junho de 1962-2022
Jubileu de Diamante
GALERIA DE FOTOS