Nossa Diocese | Seminário Menor Diocesano “São João XXIII”

Seminário Menor Diocesano “São João XXIII”

“Consulte não a seus medos mas a suas esperanças e sonhos. Pense não sobre as suas frustações, mas sobre o seu potencial não usado. Preocupe-se não com o que você tentou e falhou, mas com aquilo que ainda é possível a você fazer”. (São João XXIII)

A Diocese de Mogi das Cruzes quer se empenhar, cada vez mais, na formação dos futuros padres, na certeza de que, nestes tempos, ainda há muito o que fazer pelas vocações sacerdotais. Assim sendo, no próximo dia 7 de fevereiro, em solene celebração, será inaugurado o Seminário Menor Diocesano.

O Seminário Menor é a primeira etapa do processo formativo dos candidatos à ordenação sacerdotal. Os seminaristas menores – assim chamados, pois, ainda, não são alunos do Seminário Maior de Filosofia e Teologia – cursam o ensino médio e se dedicam à vida espiritual e comunitária, orientados pelos padres formadores.

São jovens provenientes das paróquias do Alto Tietê que, após um período de discernimento vocacional, com generosidade e alegria, optam pela consagração a Deus na Igreja. Pela fé no chamado a eles feito por Cristo, os seminaristas querem responder com grandeza de alma à desafiadora vocação: ser Padre.

O exemplo de São João XXIII, o Papa que criou a Diocese de Mogi das Cruzes, será uma importante inspiração nesta jornada. A oração da comunidade diocesana animará os seminaristas. E, acima de tudo, Jesus Cristo Bom Pastor, modelo para os sacerdotes, não deixará de enviar trabalhadores para sua messe. Amém!

Mogi das Cruzes, 24 de janeiro de 2015.

Pe. Thiago Cosmo

Seminário Menor São João XXIII