Nossa Diocese | Pe. Marcos Santos recebe o título de mestre na Espanha

Pe. Marcos Santos recebe o título de mestre na Espanha

No dia 13 de março, o Pe. Marcos Santos obteve o título de mestre em Teologia Dogmática, após a defesa da tesina: “O Mistério Pascal de Jesus Cristo na cristologia espiritual de Jesus de Nazaré de Joseph Ratzinger”, na Universidad San Dámaso, na Espanha. O sacerdote, ordenado em agosto de 2016 por Dom Pedro Luiz Stringhini, foi enviado pela Diocese de Mogi das Cruzes para Arquidiocese de Madri, na Espanha,  em agosto de 2019, para a especialização.

O trabalho de conclusão do mestrado, a tesina foi sobre a construção literária-teológica da trilogia Jesus de Nazaré de autoria de Joseph Ratzinger (papa emérito Bento XVI, falecido dia 31 de dezembro de 2022), publicados entre 2007 a 2013. A ordem cronológica das publicações, a tesina segue a ordem orgânica da vida histórica de Jesus Cristo e apresenta a obra Jesus de Nazaré sob a perspectiva do Mistério Pascal à luz da cristologia espiritual, desenvolvida por Ratzinger a partir do “Mistério da oração de Jesus” em sua comunicação com o Pai, na dinamicidade do Espírito Santo. A cristologia espiritual tem a proposição fundamentada principalmente nos dogmas cristológicos professados pelos Concílios Ecumênicos de Nicéia (325d.C.), Calcedônia (451 d.C.) e III Constantinopla (680-681) como resposta às querelas teológicas sobre a pessoa de Jesus, enquanto, “Logos divino encarnado”, que sendo Deus assumira a natureza humana em perfeita união hipostática para a salvação dos homens. Ainda, em um horizonte existencial que se dava plenamente a “communicatio idiomatum” na vida teândrica de Cristo.  Para a construção literária-teológica, o autor se serviu da “exegese canônica” como chave hermenêutica para superar o dilema muitas vezes encontrado no estudo da cristologia entre o Jesus Histórico e o Cristo da Fé.

“Agradeço a Deus, a Santíssima Virgem Maria, a São José, aos Santos Anjos, a Dom Pedro Luiz Stringhini e a Diocese de Mogi das Cruzes, minha mãe Sandra e família, amigos, a Arquidiocese de Madrid, a Universidad San Dámaso e o meu orientador, Don Raúl Orozco Ruano”, destacou o sacerdote.