Nossa Diocese | Pastoral dos Surdos na Diocese de Mogi das Cruzes: “um novo amanhecer”

Há algum tempo, na Diocese de Mogi das Cruzes comentava-se nos corredores da Cúria o desejo de organizar a Pastoral dos Surdos por aqui. Há informações que houve na diocese um caminho desta importante pastoral, mas por alguns motivos como a falta de motivação e falta de apoio das paróquias, diluiu-se com o passar dos anos. Mas o sonho de estar junto aos nossos irmãos surdos não acabou. Não ficou somente na memória dos agentes; e a semente que foi lançada quer agora crescer e frutificar. Mesmo sabendo das dificuldades, os surdos e agentes, ficaram com este desejo de um dia voltar, organizar-se novamente, e poder estar ao lado dos nossos irmãos surdos. E nesse intuito buscar o que o Espírito Santo inspira a Igreja, nesses tempos de mudanças e de Nova Evangelização.

Sendo assim, queremos dar um novo rumo, ir ao encontro desses nossos irmãos, muitas vezes esquecidos em nossa ação eclesial, e que têm todo o direito, e dever (assim como os ouvintes), de aprofundar a sua fé; e conhecer a pessoa de Jesus Cristo, receber os sacramentos e participar ativamente, (não passivamente) das nossas Eucaristias e ação Litúrgica de nossa Amada Igreja.

Nessa perspectiva fundamento esta colocação nos documentos da Igreja. A Constituição Pastoral GAUDIUM ET SPES, inicia dizendo que “as alegrias e esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angustias dos discípulos de Cristo”. De fato, vem ao encontro dos anseios da comunidade surda que deseja ardentemente ser incluída na vida da Igreja. É nessa mesma Constituição Pastoral Conciliar que justificamos a importância da Pastoral dos surdos. Tantos outros documentos: Diretório Nacional de Catequese faz uma reflexão da catequese junto às pessoas com deficiência; como também os seminários da Animação bíblica-catequética, realizados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) “Catequese Junto à Pessoa com Deficiência”; o Documento de Aparecida; e tantas outras iniciativas por esse Brasil afora.

Mas o que vem a ser a Pastoral dos Surdos? A Pastoral dos surdos é formada por surdos diferentes faixas etárias, por famílias constituídas, jovens e idosos, aberta a todos. Junto à comunidade de surdos, estão sacerdotes e religiosas, ouvintes e intérpretes dedicados à evangelização, à catequese e às celebrações litúrgicas. Além da dimensão comunitária cristã. Diversas atividades são realizadas sempre em busca do crescimento, da inclusão e do bem-estar dos surdos. Buscam-se caminhos alternativos e acima de tudo a transmissão da mensagem e do anúncio de Jesus Cristo, e a doutrina da Igreja.

A Pastoral dos Surdos tem um plano de ação evangelizadora, catequética, como e qualquer pastoral. Encontros de formação de catequistas surdos, encontro de jovens surdos, de casais surdos, de terceira idade, cursos de noivos, encontro nacionais e regionais dos surdos e encontro nacionais dos intérpretes e o Encontro Nacional da Pastoral dos Surdos, em Aparecida.

Queremos ver Jesus nas mãos dos surdos e intérpretes que se tornam instrumentos de Deus e levam a todos o projeto do Reino de justiça e solidariedade, romper com os preconceitos e discriminações para ser uma comunidade cristã capaz de incluir a todos, como Jesus fez no Evangelho: “Effatá, que quer dizer abre-te” (Mc 7,32-35). Assim, termino essa reflexão com o desejo que chegue ao coração de todo o povo cristão (ouvintes e surdos) como também a todas as paróquias de nossa amada Diocese de Mogi das cruzes, para que escutem nosso apelo nesse tempo de Nova Evangelização que o Nosso Papa Francisco sempre deseja uma igreja que acolhe a todos e vai ao encontro de todos.

Frei Clayton dos Santos, OSST

Religioso da Ordem da Santíssima Trindade e dos Cativos