Nossa Diocese | Dia do Catequista

Dia do Catequista

A Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma carta aos catequistas, com o título “A alegria do encontro”, por ocasião do dia dedicado a eles, último domingo do mês de agosto, dia 27. A carta é assinada por Dom Leomar Antônio Brustolin, presidente da Comissão. Além disso, foram divulgadas uma proposta de roteiro para a celebração eucarística com bênção dos catequistas e uma outra proposta de roteiro para ser realizada no grupo de catequistas.

Na carta, a Comissão cumprimenta os catequistas pela data festiva na qual comemora-se sua vocação. “Uma primeira palavra que lhe dedicamos é gratidão por tanto comprometimento a serviço da transmissão da fé a todos que lhe são entregues para essa iniciação. Sabemos muito bem dos desafios e preocupações do caminho, por outro lado, conhecemos o incansável esforço que você realiza para responder generosamente à missão que o Senhor lhe confiou de ser catequista em nosso Brasil”.

Igualmente, no texto da carta, a Comissão faz memória agradecendo pelos 40 anos do caminho percorrido no país com a publicação do Documento Catequese Renovada. “Desde então, muito se tem crescido num processo catequético de integração entre fé e vida, culto e misericórdia, verdade sobre Deus e verdade sobre a pessoa. Avancemos ainda mais nesse itinerário”.

No texto, a Comissão afirma que uma expressão deve ser reforçada na catequese –  trata-se de “encontro”:

O núcleo de toda evangelização consiste em favorecer um encontro vivo com o Senhor Jesus, de forma pessoal comunitária”, diz um trecho.

Além disso, reforça que para que a catequese fomente encontro com Jesus é preciso conversão do catequista e de toda a comunidade cristã, para passar de um estilo escolar para uma catequese de inspiração catecumenal.

“(…) o encontro não se realiza apenas por meio de conhecimentos cerebrais, mas numa relação pessoal com Jesus Cristo, vivido em dinâmica vocacional segundo a qual Deus chama, e o ser humano responde. Enfim, caro irmão e irmã, permaneça firme na tarefa de colaborar para que a sua comunidade persevere no ensinamento dos apóstolos (At 2,42)”.

Dia do Catequista na Diocese

Na Diocese de Mogi das Cruzes, o bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, preside a missa do Dia do Catequista no sábado, 26 de agosto, às 9h, na Paróquia Santos Apóstolos, em Itaquaquecetuba (SP.)

Paróquia Santos Apóstolos

Rua Capela do Alto, 86 - Vila Virgínia - Itaquaquecetuba (SP)

Abaixo, é possível fazer o download da carta.

Texto: CNBB

Carta_Dia_do_Catequista-1.pdf - Clique aqui e faça o download