Nossa Diocese | Palestras sobre o Envelhecimento e Dignidade Humana

Palestras sobre o Envelhecimento e Dignidade Humana

CARTA-CONVITE

O tema do envelhecimento da população mundial tem cada vez mais ocupado nossas conversas porque nos coloca diante de realidades muito diversas: vemos com alegria cada vez mais pessoas idosas gozando de muita saúde e mantendo um belo ritmo de atividade seja no âmbito familiar, profissional e mesmo da sociedade em geral, mas também testemunhamos situações de grande vulnerabilidade, abandono e mesmo violência contra a pessoa idosa. No meio das alegrias e esperanças, das angústias e preocupações que essa realidade nos proporciona podemos passar à distância com indiferença ou podemos nos aproximar e nos deixar interpelar como fez o Bom Samaritano (cf. Lc 10, 29-37).

Procurando ser sempre fiel à sua missão de estar sempre próxima, solidária e atuante nas realidades mais desafiadoras para a dignidade humana, nossa Igreja durante a Conferência de Aparecida (2007) reconheceu os “novos rostos pobres” (Documento de Aparecida Dap 402) de nossa sociedade latino-americana. Entre estes rostos estão os rostos dos idosos. Em sintonia com o sentir da Igreja na América Latina, o Papa Francisco em sua exortação apostólica Evangelii gaudium recorda a necessidade da Igreja se dirigir sempre às periferias da existência, ali anunciar o Evangelho e testemunhar a alegria que brota da fé.

Por isso, teremos a oportunidade de nos dias 10 e 11 de fevereiro deste ano conhecer um pouco mais o tema do “envelhecimento populacional”, discutir seus principais desafios para a dignidade da pessoa humana e o papel que da Igreja diante dessa realidade. A quem se dirige este encontro? A todas as pessoas que não querem “passar à distância” da realidade muitas vezes difícil em que vivem muitos idosos. Os encontros se destinam antes de tudo aos agentes de pastoral que já desenvolvem alguma trabalho com pessoas idosas e a todos os outros que gostariam de conhecer mais o tema para iniciarem algum trabalho em suas comunidades. Todas as pessoas de boa vontade são bem-vindas.

De maneira prática solicitamos três pessoas ou mais de cada paróquia (ou área pastoral) que tenham interesse de participar. O local será na Faculdade Paulo VI, nos dias 10 e 11 de fevereiro, das 19h às 21h. Endereço: Av. Francisco Rodrigues Filho, 248, Mogilar, Mogi das Cruzes - São Paulo

Data e horário

10/02 às 19h

Envelhecimento e Dignidade Humana: Missão da Igreja e desafios pastorais