A Animação Bíblico Catequética da Sub-Região Pastoral São Paulo, realizou no sábado, dia 23 de setembro, um encontro de forma ampliada que discutiu o tema: Catequese, vocação, missão e serviço. O encontro foi sediado pela Diocese de Campo Limpo e aconteceu no Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na forania Morumbi.
A formação contou com a participação de 110 pessoas, entre elas, catequistas, padres e assessores da pastoral catequética das nove dioceses: Osasco, Campo Limpo, Santo Amaro, São Miguel, Santo André, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Santos e Arquidiocese de São Paulo. Dom Edimilson Amador Caetano, bispo da Diocese de Guarulhos e o padre Marcelo Machado, coordenador da comissão Bíblico-Catequética do Regional Sul 1, enviaram mensagem para os participantes.
Dom Valdir José de Castro, bispo da Diocese de Campo Limpo, foi o primeiro a falar e refletiu sobre a relação da sinodalidade e comunicação com a catequese e pontuou: “Jesus é o Evangelho vivo, movido pelo Espírito Santo, por meio de suas palavras e ações revela-nos Deus-Pai. É preciso, primeiramente estar unido a Ele, no amor, para que possamos produzir frutos na nossa evangelização”.
O encontro teve a participação das dioceses em momentos de espiritualidade, mas também, no debate do que é fundamental e necessário para o comprometimento dos catequistas e nas sugestões de como traçar ações conjuntas que sejam auxiliadoras no desempenho do trabalho evangelizador.
Os padres Paulo Gil e Cleiton Viana, assessores da Comissão para Animação Bíblico Catequética da Sub-Região São Paulo, contribuíram com reflexões que trouxeram, além da missão do ser catequista, uma discussão a cerca do perfil do coordenador.
Para o Pe. Paulo Gil a volta dos encontros presenciais ajuda a dar passos mais largos na organização e nas propostas de renovação das atividades: “Depois de um período de distanciamento e das junções do SP1 e SP2, este é o nosso primeiro encontro como Sub-Região São Paulo e optamos por trabalhar a importância do papel do coordenador que deve compreender a vocação a qual foi chamado, estando tudo ligado ao tema do ano vocacional - Vocação Graça e Missão - e os 40 anos do documento Catequese Renovada, documento que impulsiona a renovação da catequese nestas últimas quatro décadas”.
Pe. Cleiton Viana, que trabalhou a conversão pastoral e estratégias de comunicação para o gerenciamento de conflitos vê a catequese como elemento fundamental da vida e da saúde da comunidade, inclusive com o uso das mídias sociais: “A iniciação cristã é sempre o elemento fundamental da vida e da saúde de uma comunidade; é ponto de encontro para a gente verificar o grau de evangelização das famílias, é também o motor do dinamismo dentro de uma comunidade pelo próprio ritmo que impõe. Claro, o papel da catequese não se altera, não é modificado por assim dizer, mas é possível perceber que existem novas características. Houve uma época em que se acreditava que os meios digitais poderiam roubar a atenção das pessoas, hoje eles podem multiplicar o ponto de encontro, gosto de trabalhar o tema”.
No encerramento, Cleber Góis, Coordenador Diocesano da Catequese de Campo Limpo e Maria Cristina, Coordenadora do Sub-Regional São Paulo, fizeram os encaminhamentos finais e definiram o encontro como: “extremamente sinodal entre as comissões diocesanas da catequese”. Cleber pontuou ainda, sobre os pilares essenciais da evangelização e a importância das coordenações diocesanas na formação dos catequistas e todos os agentes de pastorais. Maria Cristina agradeceu a hospitalidade de Campo Limpo.
Em comum acordo, ficou decidido que o próximo encontro ampliado acontecerá na Diocese de Santos em setembro de 2024.
Texto e foto: Diocese de Campo Limpo (SP)
GALERIA DE FOTOS