Nossa Diocese | Registro de Bem Cultural Imaterial da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes

Na sexta-feira, dia 16 de fevereiro, o bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, se reuniu com a Comissão responsável pelo Registro de Bem Cultural Imaterial da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes, na Residência Episcopal. Participaram do encontro, o Pe. Vinícius Teodoro Vilela, e Patrícia Cesare, membros desta mesma comissão, e ainda, Mons. Dorival Aparecido de Moraes, cura da Catedral Diocesana, Pe. Gabriel Gonzaga Bina, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, do distrito de Sabaúna, em Mogi das Cruzes; o Pe. Frei Jerry de Sousa Fonseca, O. Carm., pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Mogi das Cruzes; o Pe. João Paulo da Silva, assessor eclesiástico da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes e pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Mogi das Cruzes; e o Pe. Diego Araújo Costa, secretário do bispado e curador do Museu Diocesano de Arte Sacra.

O objetivo da reunião foi apresentar as iniciativas para o registro da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Cultural Imaterial Nacional, a fim de salvaguardar as características culturais evento, que compõe o imaginário cultural, folclórico e religioso do povo mogiano. A reunião foi uma oportunidade de unir forças para que a festa seja reconhecida nacionalmente.