Nossa Diocese | Tríduo Pascal

Tríduo Pascal

As celebrações do Tríduo Pascal, quando se celebra de modo especial os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, começam na Quinta-feira Santa, dia 28 de março.

A primeira liturgia é a missa da Ceia do Senhor (Lava-pés), na Quinta-feira Santa, o bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, preside às 19h, na Catedral Sant’Ana, em Mogi das Cruzes (SP), a celebração que recorda a última ceia de Cristo com os apóstolos antes da crucificação, é a instituição da Eucaristia e do Sacramento da Ordem, presente na ação do serviço (o lavar os pés é um símbolo de estar a serviço).

Na Sexta-Feira da Paixão de Cristo, dia 29, é a Celebração da Paixão do Senhor e Adoração da Cruz, às 15h, na Catedral Sant’Ana, com Dom Pedro Luiz Stringhini, dia de Jejum e abstinência – única data do ano em que não há missas na Igreja Católica. Ainda às 18h30, procissão do Senhor Morto, com saída da Igreja Nossa Senhora do Carmo, na região central de Mogi das Cruzes, em direção à Catedral.

No Sábado Santo, 30 de março, às 19h, é a Missa da Vigília Pascal (Celebração da Luz e Renovação das Promessas Batismais), também presidida pelo bispo diocesano na Catedral Sant’Ana. É a celebração mais importante do calendário litúrgico da Igreja Católica, em que celebramos a vitória de Cristo sobre a morte.

No domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor, dia 31 de março, Dom Pedro Luiz Stringhini celebra às 11h, na Catedral Sant’Ana.

Horários de missas na Catedral no Domingo de Páscoa: 7h, 9h, 11h, 17h30 e 19h.

Agenda do bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini:

28/03 (quinta-feira)

Missa Crismal: 9h – Catedral Sant’Ana, em Mogi das Cruzes;

Missa da Ceia do Senhor (Lava-pés): 19h – Catedral Sant’Ana, em Mogi das Cruzes;

29/03 (sexta-feira)

Paixão do Senhor: 15h – Catedral Sant’Ana, em Mogi das Cruzes;

Procissão do Senhor Morto: 18h30 – Saída Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Mogi Das Cruzes;

30/03 (sábado)

Missa da Vigília Pascal: 19h – Catedral Sant’Ana, em Mogi das Cruzes;