Nossa Diocese | Ordenação Diaconal

Ordenação Diaconal

No dia 27 de abril, às 9h, a Diocese de Mogi das Cruzes celebra a ordenação diaconal do seminarista Luiz Felipe de Souza pela imposição das mãos e prece consecratória do bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, na Catedral Sant’Ana, em Mogi das Cruzes.

Diaconato

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, o diaconato é o primeiro grau do sacramento da ordem, os candidatos desse grau se dedicam ao serviço da Igreja, auxiliam os padres nas Santas Missas, tem por função dentro da mesma a proclamação do Evangelho e o preparo do altar.

Na Igreja Católica, há dois tipos de diaconato: transitório, em que os ordenados após alguns meses nesse ministério passam para o segundo grau da ordem, o sacerdócio; e o permanente, que é destinado aos homens casados. No entanto, as funções são as mesmas para as duas formas de diaconato.

Pequena biografia do seminarista

Luiz Felipe de Souza

Natural de Mogi das Cruzes (SP), nasceu em 21 de abril de 1995, filho de Luiz José de Souza e Irene Rodrigues Eroles de Barros Souza. Em 2021, foi acolhido na Diocese de Mogi das Cruzes, após a formação no Mosteiro de São Bento de São Paulo. Realizou estágio pastoral nas paróquias Sant’Ana – Catedral Diocesana, em Mogi das Cruzes; Paróquia Santa Helena, em Suzano; e atualmente, com o bispo diocesano, na residência episcopal.

Escolheu como lema diaconal: “Caritas Christi urget nos” (2 Cor 5, 14).

Catedral Diocesana Sant'Ana

Praça Coronel Benedito de Almeida, s/nº - Centro - Mogi das Cruzes/SP