Nossa Diocese | Nota de falecimento

Nota de falecimento

Nota de falecimento – atualizada em 8h30 de 20 de junho de 2024

Com muito pesar, comunicamos o falecimento, aos 88 anos, do Revmo. Pe. Giovanni Cosimati, ocorrido às 17h30 desta quarta-feira, dia 19 de junho de 2024, no Hospital Ipiranga, em Arujá (SP), onde estava internado desde o dia 09 de junho, com um quadro de pneumonia.

Pároco emérito da Paróquia Santos Apóstolos, em Itaquaquecetuba (SP), Pe. Giovanni Cosimati nasceu na cidade Cese de Avezzano, na Itália, em 10 de novembro de 1935, e foi ordenado sacerdote em 24 de junho de 1962, na Diocese de Marsi (IT), atual na Diocese de Avezzano.

Em 1977, Pe. Giovanni partiu para o Brasil como missionário “Fidei Donum”. Após a chegada, ficou por seis meses em Guarulhos (SP) que, à época, pertencia à Diocese de Mogi das Cruzes e, em 13 de novembro de 1977, foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda, até então, a única paróquia do município de Itaquaquecetuba (SP).

Em todo este período (47 anos), grande foi o legado para a Diocese, principalmente, em Itaquaquecetuba, onde ajudou a construir 19 capelas, entre elas, a Igreja Matriz da Paróquia São Bartolomeu, a Igreja nova da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda, a Igreja Cristo Redentor e a última, a Matriz da Paróquia Santos Apóstolos.

O velório acontece na Paróquia Santos Apóstolos, em Itaquaquecetuba (SP), a partir das 12h desta quinta-feira, dia 20 de junho, e o bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini preside a missa exequial amanhã, dia 21, às 10h, e em seguida, o sepultamento na cripta localizada na Igreja. A programação completa está abaixo.

Unimo-nos em oração pelo descanso eterno do Pe. Giovanni e o conforto dos familiares e do clero da Diocese de Mogi das Cruzes.

Pe. Diego Costa

Secretário do bispado

______________________________________

Velório e Funeral do Pe. Giovanni Cosimati

“Como poderei agradecer ao Senhor por tanto bem feito a mim?

Tomarei e levantarei o cálice da bênção.

Preciosa é aos olhos do Senhor a morte de seus Filhos.” Sl 115[116]

Quinta-Feira – 20/06

10h – Saída do Cortejo do Largo da Feira da Vila São Carlos, em Itaquaquecetuba (SP), passando pela Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda, e terminando na Paróquia Santos Apóstolos, no mesmo município;

12h – Início do velório na Paróquia Santos Apóstolos, em Itaquaquecetuba (SP);

13h – Missa presidida pelo Pe. Beniamino Resta, pároco da Paróquia Santos Apóstolos, em Itaquaquecetuba (SP), e concelebrada pelos sacerdotes da Região Itaquaquecetuba;

15h – Missa presidida pelo Pe. Jardel da Silva Cerqueira, vigário da Paróquia Santos Apóstolos, em Itaquaquecetuba (SP);

17h – Missa e Vésperas presidida pelo Pe. João Paulo da Silva, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Mogi das Cruzes (SP) e a participação dos seminaristas;

19h30 – Missa presidida pelo Pe. Thiago Cosmo da Silva, pároco da Paróquia Sagrada Família, em Mogi das Cruzes (SP);

*A Igreja ficará aberta durante toda a noite para o velório e grupos de orações.

Sexta-Feira - 21/06

5h – Laudes com Caminho Neocatecumenal;

6h – Missa presidida pelo Luiz Renato de Renato e Pe. Paulo dos Santos Frade, respectivamente, pároco e vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda, em Itaquaquecetuba (SP);

8h – Missa presidida pelo Pe. Wally Soares Silva, pároco da Paróquia Cristo Redentor, em Itaquaquecetuba (SP);

10h – Missa Exequial presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, e em seguida, o sepultamento na Cripta da Paróquia Santos Apóstolos.

Paróquia Santos Apóstolos

Rua Capela do Alto, 86 – Vila Virgínia – Itaquaquecetuba (SP)